O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realiza hoje (6) e amanhã (7) o Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O evento acontece no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e reúne agricultores familiares, gestores públicos, técnicos e representantes de instituições parceiras para fortalecer a execução do programa no Estado.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com três editais do PAA em execução — PAA Indígena, PAA Quilombola e PAA Ampla Concorrência — que somam mais de R$ 9,1 milhões em investimentos. Os recursos ampliam o alcance das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e à segurança alimentar, beneficiando populações em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do Estado.
O PAA é uma das principais iniciativas do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a produção da agricultura familiar. O programa permite a aquisição direta de alimentos, sem necessidade de licitação, destinando-os à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e instituições de ensino.
Desde 2021, o Governo do Estado executa o programa por meio de Termo de Adesão com o MDS, acumulando mais de R$ 21,8 milhões em recursos até 2026. Nesse período, já foram adquiridos e destinados mais de 1,5 milhão de quilos de alimentos e 206 mil litros de leite pasteurizado. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram distribuídos mais de 381 mil quilos de alimentos.
A secretária executiva de Agricultura Familiar, Karla Nadai reforça que o fortalecimento desses editais impulsiona a economia local ao manter os recursos circulando nos próprios municípios, incentivando a sucessão familiar. “O seminário no Bioparque também é o ambiente ideal para integrar inovação e assistência técnica, garantindo que o alimento fresco chegue com agilidade à rede socioassistencial e às comunidades indígenas e quilombolas, consolidando a soberania alimentar e o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado”, enfatiza a secretária.
Evento
O seminário tem como foco a troca de experiências, o alinhamento das ações e o fortalecimento institucional entre os envolvidos na execução do PAA, contribuindo para ampliar os impactos sociais e econômicos do programa em Mato Grosso do Sul. Veja AQUI a programação completa.
O secretário da Semadesc, Artur Falcette ressalta que o evento representa um momento estratégico para consolidar avanços e projetar novos resultados.
“O PAA é uma política pública que conecta quem produz com quem mais precisa. Ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar, garante alimento de qualidade na mesa de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Este seminário é fundamental para alinharmos estratégias, aprimorarmos a execução do programa e ampliarmos ainda mais o alcance dessa iniciativa em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário.


Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
VIOLENCIA DOMÉSTICA
Mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica terão renda por até seis meses
ACIDENTE FATAL
'Vou ser enterrada com ele', diz mãe de adolescente morto em acidente de moto com ônibus
TRAGICO ACIDENTE
Morre segunda vítima de acidente na BR-163, em MS
SAUDE
Dengue, zika e chikungunya: Jateí faz alerta para prevenção e destaca monitoramento ao mosquito
AFOGAMENTO
Corpo é encontrado por pescadores na região da Sexta Linha, município de Fátima do Sul
Mais Lidas
08 ELEITOS DE MSCONFIRA os 08 deputados federais eleitos em Mato Grosso do Sul nas Eleições de 2026
urgenteHomem que faleceu em acidente entre Fátima do Sul e Dourados é identificado
DEPUTADOS ELEITOSVEJA quem são os 24 eleitos para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
TrânsitoHomem morre em acidente grave na BR-376, entre Fátima do Sul e Dourados
ELEIÇÕES 2026

