Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 16 de junho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MORTE POR GRIPE

Sem vacinar desde 2024, 6ª morte por influenza é registrada

21 Mai 2025 - 10h00Por Acácio Gomes, Redação Nova News

Nos últimos dias, o Nova News noticiou que cinco pessoas já haviam morrido em decorrência da influenza (gripe) apenas neste ano de 2025 em Nova Andradina. Agora, esse número sobe para seis, com o registro de mais um óbito. Vale destacar que todos que perderam a vida devido à doença não estavam com a vacinação em dia.

O Nova News teve acesso aos dados do sexto óbito na tarde desta terça-feira (20). A vítima é uma mulher, de 71 anos. Ela era diabética, fazia uso de insulina e tinha hipertensão arterial. Os sintomas tiveram início em 12/05/2025, foi internada em 15/05/2025 e faleceu no dia 16/05/2025 em decorrência de influenza “B”.

Ela havia tomado a vacina em 2023, porém, não foi vacinada nas campanhas de 2024 nem de 2025, que teve início em abril.

Além dos seis óbitos confirmados, há mais uma morte suspeita de influenza que está em investigação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Aparecida da Silva, chama a atenção para o fato de que todas as mortes registradas esse ano até agora ocorreram em abril e maio, ou seja, dentro do período mais crítico com relação aos vírus respiratórios, que vai de abril até julho. “Também chama atenção que todas as vítimas são idosas, ou seja, pessoas que fazem parte do grupo de risco estipulado pelo Ministério da Saúde”, pontuou.

Imunização

Por sua vez, a responsável pelo Setor Municipal de Imunização, Greice Lavarias, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da vacinação contra a influenza. “Todas as pessoas que perderam suas vidas não estavam com a vacina em dia. A imunização é válida por um ano, motivo pelo qual é fundamental que as pessoas, principalmente dos grupos de risco, participem de todas as campanhas”, afirma.

Vacina liberada para todos

Greice também lembrou que desde o dia 13 de maio, toda a população sul-mato-grossense com idade a partir de seis meses pode se vacinar contra a gripe. A ampliação foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), diante do aumento expressivo de casos e óbitos. “Basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa com a carteira de vacinação em mãos”, explica ela, ao destacar que o imunizante contra influenza de 2025 é preparado com as cepas “H1N1”, “H3N2” e “B”. 

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Motorista de ônibus é indiciado por acidente que matou duas pessoas na BR-262 - Imagem Divulgação / Correio do Estado TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motorista de ônibus é indiciado por acidente que matou médica de 27 anos e idoso de 84
FOTO: RIO BRILHANTE EM TEMPO REAL LUTO
Acidente mata presidente da Rede Feminina de Combate ao ao Câncer de Rio Brilhante
Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos p
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Luiz Hejeto, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Evento
Baile dos Namorados do Floresta Clube é marcado por noite memorável em Fátima do Sul
Evento
VEJA AS FOTOS DESSE SEXTA FEIRA 13 NA EXPORAMA 2025 RODEIO, SHOW E EMOÇÃO NOS 60 ANOS DE CULTURAMA
Culturama
EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama