Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 24 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ALERTA EM MS

Saúde faz alerta após registrar surto da doença 'mão-pé-boca' em MS

25 Nov 2021 - 18h10Por Rodson Lima, SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, alerta aos pais sobre a ocorrência de surto da ‘Síndrome Mão-Pé-Boca’ em crianças menores de cinco anos em Mato Grosso do Sul. Contagiosa, a doença é causada pelo vírus Coxsackie e Enterovírus e podem provocar aftas na boca e lesões nas mãos e nos pés. A doença pode se manifestar em até sete dias e transmitir até quatro semanas após a recuperação.

Segundo a Coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, a transmissão acontece por meio do contato direto com a saliva, muco (secreções), fezes ou alimentos contaminados.

“É um vírus que acomete, principalmente, crianças menores de cinco anos. A ‘Síndrome Mão-Pé-Boca’ pode causar febre alta nos dias que antecedem as lesões na boca, amidalas e faringe, além de bolhas nas plantas dos pés e mãos, nádegas e região genital. Ainda pode ocasionar dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar, irritabilidade, vômito, diarreia e até a perda de apetite, bem como, apresentar dificuldade de engolir e muita salivação”, explica a coordenadora.

“Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos quanto ao comportamento dos filhos. Evite que andem em locais desconhecidos e sem higienização adequada e toquem em corrimãos. Se surgir os sintomas, leve imediatamente para atendimento médico. Após o diagnóstico preciso, o uso de medicamento pode aliviar os sintomas”, recomenda Goldfinger.

O que pode ajudar?

A Gerente Técnica Estadual de Doenças Agudas e Exantematicas, Jakeline Miranda Fonseca, explica que a criança ao ser diagnosticada com a Síndrome ‘mão-pé-boca’ deve permanecer em repouso em casa e tomar bastante líquido, além de alimentar-se bem. “O recomendável é oferecer a criança alimentos pastosos como purês e mingaus, gelatinas e sorvete, por serem mais fáceis de engolir. Bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água são indispensáveis e necessárias para a hidratação delas”.

Outra recomendação é para quem for manipular a criança, lavar as mãos após a troca de fraldas e o uso de lenços, e fazer o descarte em lixo fechado. Se a criança for maior, lavar as mãos dela com água e sabão também. Fazer o uso de etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar - cobrir a boca com um lenço ou o antebraço. Evitar beijar a criança.

Tanto em casa quanto no ambiente escolar, a recomendação é higienizar a superfície, objetos, principalmente, os brinquedos ou maçanetas que possam ter contato direto com a saliva e secreções e até fezes. O ideal é que use um pouco de água sanitária diluída em água para fazer a desinfeção do ambiente.  Recomenda-se também a não compartilhar mamadeiras, talheres, copos ou lençóis.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Edson Roberto, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Avanço Científico
Cientistas chineses reativam nervos e fazem paralisados voltarem a andar em 24 horas
DENGUE - Foto: Álvaro Rezende ALERTA EM TODO MS
Fátima do Sul e Vicentina tem óbitos confirmados por Chikungunya, veja o boletim das cidades de MS
O procedimento ocorreu no Hospital da Vida - Crédito: Divulgação PELA VIDA
Jovem tem órgãos doados após morte cerebral; operação envolve avião e escolta
Ação conjunta entre SES e Defesa Civil identificará demandas de saúde na Rota da Celulose em Inocênc

Mais Lidas

Maio termina com queda brusca na temperatura e chuva em MS - Foto: Paulo Ribas / ArquivoFRIO CHEGANDO
FRIO mais intenso do ano se aproxima com chuva e geada, saiba quando na previsão do tempo
VICENTINA - FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - 38 ANOS
VAI ter festa SIM, prefeitura prepara terreno para fazer sua festa dos 38 anos de VICENTINA
DENGUE - Foto: Álvaro RezendeALERTA EM TODO MS
Fátima do Sul e Vicentina tem óbitos confirmados por Chikungunya, veja o boletim das cidades de MS
Foto: Sidnei Bronka / Ligado na NotíciaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Motorista morre em acidente envolvendo carro de prefeito de cidade de MS
Acidente Fatal
Caminhoneiro morre após colidir contra ponte em construção na BR-163