A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) intensifica suas ações para expandir a cobertura do esgotamento sanitário no Estado. Com uma série de investimentos em andamento, a empresa busca garantir que mais moradores tenham acesso a serviços essenciais de saneamento básico, ampliando significativamente a infraestrutura em diversos municípios.
Atualmente, a cobertura de esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a empresa opera é de 64,91%, e a meta é avançar rumo à universalização antes do prazo estabelecido pelo novo marco legal do saneamento, que é 2033.
O plano de investimento prevê o montante de R$ 900 milhões nos próximos cinco anos para garantir a ampliação e modernização da infraestrutura de saneamento no Estado.
Esse montante será direcionado para obras de esgotamento sanitário, melhorias no abastecimento de água e expansão dos sistemas já existentes, beneficiando milhares de moradores em diversas cidades.
O objetivo da empresa é antecipar o cumprimento das metas do novo marco regulatório, consolidando-se como referência na oferta de serviços de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressalta a importância dos novos investimentos. "Com os novos investimentos, a Sanesul avança em direção à universalização do esgotamento sanitário em seus 68 municípios de atuação, visando expandir a área de cobertura do esgotamento sanitário”.
O dirigente destaca que diversos municípios estão sendo beneficiados com obras de ampliação do sistema de esgoto, incluindo Caarapó, Anaurilândia, Antônio João, Bataguassu, Fátima do Sul, Inocência, Itaporã, Juti, Vicentina, Amambai, Anastácio, Jardim, Aral Moreira, Dourados, Ponta Porã, Terenos, Coxim, Itaquiraí, Taquarussu, Sidrolândia, Maracaju, Batayporã, Ivinhema, Rio Brilhante, Jateí e Novo Horizonte.
Segundo Renato Marcílio, esses projetos representam um avanço significativo para garantir o acesso à infraestrutura de saneamento, especialmente em regiões prioritárias.
Ele observa que essa iniciativa está alinhada com a determinação da gestão municipalista do governador Eduardo Riedel, que tem priorizado políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável das cidades sul-mato-grossenses.
Obras previstas
Além das obras em execução, a Sanesul também tem projetos para iniciar melhorias em outros municípios que aguardam investimentos no setor.
As cidades que receberão novas obras incluem Nioaque, Camapuã, Bodoquena, Figueirão, Ladário, Nova Esperança, Chapadão do Sul, Pedro Gomes, Eldorado, Ribas do Rio Pardo, Sete Quedas, Sonora, Selvíria, Douradina e Rio Verde de Mato Grosso.
Para a direção da estatal, a ampliação da rede de esgoto, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com a Ambiental MS Pantanal, é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo, reduzir doenças e proteger os recursos hídricos do Estado.
Desta forma, a Sanesul tem atuado continuamente para expandir e modernizar seus serviços, sendo uma das empresas de saneamento mais bem avaliadas do país.
O compromisso com a sustentabilidade e a eficiência operacional tem sido um diferencial da companhia, que busca constantemente otimizar seus processos e ampliar suas parcerias para garantir que Mato Grosso do Sul avance no setor de saneamento.
Com os novos investimentos, a Sanesul reforça seu papel estratégico para o desenvolvimento do Estado, contribuindo para a saúde pública e a preservação ambiental.
Comunicação Sanesul
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Maio Laranja: 75% das vítimas de violência sexual em MS são crianças e adolescentes

'MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila' inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos

SED mobiliza escolas na campanha 'Seu Abraço Aquece 2025' e convida toda a população a doar

Bombeiros na Campanha do agasalho 'Seu abraço aquece', veja como fazer as doações em Fátima do Sul

Especialidades médicas: Atenção em saúde garante atendimento humanizado em Vicentina
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
