Com o tema ‘Biologia Molecular aplicada: avanços tecnológicos e impactos na saúde’, o Encontro Acadêmico de Biomedicina 2025 reuniu acadêmicos e especialistas para discutir os caminhos atuais e futuros da profissão biomédica. Entre os destaques, esteve a palestra ‘Investigação Forense: explorando as fronteiras da perícia criminal’, ministrada por Belisa Martins Mathias Lunas e Daiane de Lima Alves Menezes, que conduziram o público por uma imersão nas possibilidades de atuação do biomédico no campo da perícia criminal.
Belisa destacou a complexidade e a abrangência da carreira forense. Para ela, o profissional que almeja seguir esse caminho precisa cultivar a curiosidade científica e a disposição contínua para aprender: "Nós somos excelentes estudantes, excelentes pesquisadores, porque estamos sempre tendo que nos tornar peritos em algo que não éramos. O biomédico forense precisa estar atento ao mundo, ser multidisciplinar por natureza".
Durante a palestra, a especialista também abordou o conceito das "fronteiras da perícia criminal", enfatizando que, na ciência, essas fronteiras estão constantemente sendo desafiadas e superadas: "O conhecimento humano não tem barreiras. A perícia criminal anda lado a lado com o avanço da ciência. Mesmo diante de limitações institucionais ou orçamentárias, seguimos colaborando, aprendendo e inovando", disse Belisa.
A palestrante deixou ainda um conselho direto aos acadêmicos interessados na área: investir na preparação para concursos, compreender que o processo de inserção profissional é contínuo e buscar proximidade com profissionais que já atuam no setor, a fim de encurtar caminhos por meio de exemplos e orientações práticas.
Além da temática forense, o primeiro dia do evento contou com a palestra do prof. Dr. Fábio Negrão, que apresentou o tema ‘Inovações no diagnóstico de arboviroses: a integração dos exames moleculares com os testes de rotina’, trazendo à tona a importância da biologia molecular no enfrentamento de doenças.
Já no segundo dia do Encontro, os participantes puderam acompanhar duas outras conferências igualmente enriquecedoras: ‘Genética e Saúde Cardiovascular: a nova fronteira dos exames diagnósticos’, com a Dra. Raphael Reche, e ‘NIPT: a revolução do diagnóstico pré-natal não invasivo’, com o Dr. Pablo Krauss, ambas reforçando o papel das tecnologias moleculares no diagnóstico precoce e na medicina personalizada.
Coordenador do curso de Biomedicina, o professor Luis Fernando Benitez Macorini enfatizou a importância de trazer, em cada edição do evento, o que há de mais atual na profissão. Segundo ele, a escolha do tema deste ano reflete a necessidade de os futuros biomédicos dominarem técnicas e metodologias que estão transformando a prática profissional.
"Este ano nós trabalhamos com a Biologia Molecular, que são testes, são técnicas, metodologias que trazem a inovação, um diagnóstico mais personalizado e tudo o que ela hoje traz de novidade para dentro da área biomédica. Nosso objetivo é mostrar aos alunos como as tecnologias podem ser aplicadas para salvar vidas e para trazer bem-estar para as pessoas", destacou o coordenador.
O Encontro Acadêmico de Biomedicina trouxe aos acadêmicos uma clara proposta de abordar conceitos e aplicações atuais sobre os diagnósticos moleculares e demonstrar, na prática, como a inovação científica impacta diretamente a saúde e a sociedade.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, HRMS realiza evento especial para celebrar o Abril

Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

A FarmaVida te dá 03 dicas para você melhorar seus resultados na academia, confira

Hospital de Cirurgias da Grande Dourados investe em qualificação e melhor atendimento

Casa da Saúde não terá atendimento ao público no feriado do Dia do Trabalhador
Mais Lidas

Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Trinta pessoas se feriram gravemente em acidente com ônibus na MS-436
