Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberão o calendário de distribuição de vacinas contra a Covid-19 assim que o Ministério da Saúde formatar o plano nacional de distribuição das doses. O compromisso com a transparência na divulgação das datas foi assumido pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (17) após videoconferência do Ministério da Saúde com o Fórum de Governadores.
Na reunião virtual, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, propôs distribuir aos estados cerca de 230 milhões de vacinas contra a Covid-19 até julho deste ano.
Do total previsto, 190 milhões já estão contratadas do Instituto Butantan/Sinovac e da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford. O restante está em tratativa com o Consórcio Covax Facility e com os laboratórios União Química/Gameleya/Rússia e Precisa/Bharat Biotech.
"O ministro apresentou essa previsão de entrega de vacinas e até julho teremos perto de 200 milhões de doses entregues. Assim que recebermos o calendário fechado vamos disponibilizar aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para que a nossa população possa acompanhar o recebimento", destacou o governador Reinaldo Azambuja após a reunião virtual.
Ministério apresentou calendário inicial
Calendário mês a mês
A formatação de um calendário de vacinação detalhado, com previsibilidade de entrega mês a mês, é a principal reinvindicação dos governadores junto ao Ministério da Saúde.
Com a demanda em mãos, Pazuello disse que até o final da noite de hoje vai fechar o calendário de distribuição dos meses de fevereiro e março.
Já os calendários de vacinação de abril, maio, junho e julho serão anunciados até o fim de fevereiro.
No encontro com os governadores, o ministro da Saúde reforçou que a compra dos imunizantes será feita dentro do PNI (Plano Nacional de Imunizações) e que a distribuição das vacinas será de acordo com os grupos prioritários.
"Vamos vacinar todos os brasileiros em 2021", afirmou Pazuello. Até o final do ano, o Ministério da Saúde planeja adquirir 454,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, de diversas fabricantes.
"Mato Grosso do Sul construiu uma logística rápida de distribuição de vacinas. Estamos prontos para receber as novas doses e reforçar nosso plano de enfrentamento à Covid-19", falou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.
Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo prorroga toque de recolher e restrições seguem até 12 de março

Parceria vai levar assist. documentação e benef. para 8 comunidades ribeirinhas na região pantaneira

Confira quantas doses de vacina contra a Covid cada município está recebendo neste 5º lote em MS

Covid-19: Brasil registra 1.541 mortes em 24 horas

Filhote de cachorro nasce com seis patas e duas caudas

Pai e filho morrem de Covid-19 com poucas horas de diferença

Após correção nos sistemas oficiais, MS passa a registrar 3.270 óbitos por coronavírus

Barbosinha pede que Estado faça campanhas para prevenir aumento de queimados pelo uso de alcool gel

COVID: Mais 08 novos positivos são registrados nas últimas 24h, veja o MAPEAMENTO em Fátima do Sul
