Setembro amarelo é uma campanha, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. Foi criada no ano de 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As buscas por diálogo referentes ao suicídio se multiplicaram no mês de setembro, sendo designado dia 10 como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Embora esse assunto seja delicado e que tenha muitos tabus envolvidos é importante estabelecer uma conversa com a população como maneira de preveni-lo, sendo está realidade não muito distante, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maior partes das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão, dependência química e a esquizofrenia.
Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida, como final de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras. O suicídio também é comum em pessoas que sofrem algum tipo de discriminação
Alguns pensamentos e tabus ainda dificultam a compreensão da importância do tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.
Por isso, não devemos temer expressar o que sentimos, mesmo que seja doloroso, e procurar ajuda profissional. O setembro amarelo tem como uma de suas funções divulgar essa maneira de pensar. Dessa forma, os tabus associados às doenças psiquiátricas bem como ao suicídio, eventualmente, são quebrados.
O Centro de Valorização da Vida oferece aconselhamento on-line, via chat, e através do número 180. Sinta-se à vontade para aliviar o que sente quando achar necessário
Psicóloga Iara Daiana
CRP 14/06980-9
Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia clínica e institucional e Gestão de saúde.
67 99693 7750
Atendimentos de Segunda a Sábado
Das 08 às 18 horas
Fátima do Sul
Atendimentos particular
CASSEMS
Convênio próprio
Projeto a flor da pele
Tudo para lhe atender bem !
Lembre se quem cuida das emoções, cuida da vida!
Agende uma consulta! Estou lhe aguardando!
(67) 99693-7750
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar