Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
VIVER SEM LIMITE 2

Plano que busca garantir direitos às pessoas com deficiência será discutido na sexta-feira

10 Ago 2023 - 09h41Por Portal do MS

Mato Grosso do Sul sediará na próxima sexta-feira (11) a audiência pública sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a Oficina Participativa sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência.

O evento, será realizado no auditório da Escola do SUAS (Sistema Único de Assistência Social – Mariluce Bittar), e contará com a presença da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; da diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Naira Rodrigues Gaspar, técnicos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, além de representantes do Estado que trabalham com a pauta.

A ação conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência

O plano Viver sem Limite 2, está sendo discutido em todo o Brasil, especialmente nas capitais. Além das audiências públicas realizadas presencialmente, a população também pode contribuir de forma virtual por meio do site do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que disponibiliza um link onde a comunidade pode dar sugestões.

“É importante para Mato Grosso do Sul participar desse diálogo transversal para a construção de políticas públicas para o segmento das pessoas com deficiência em âmbito nacional. Tendo em vista que a equipe do Ministério vem até nós para escutar as nossas demandas garantindo assim uma agenda positiva, afirmativa, garantindo a cidadania das pessoas com deficiência, dos seus familiares, indo ao encontro das premissas do Governo do Estado de não deixar ninguém para trás”, ressalta Telma Nantes de Matos, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Aparecido da Costa, o plano Viver Sem Limite 2 é de suma importância para o Estado. “O plano traz condições adequadas à articulação das políticas públicas e, por conseguinte, a garantia da autonomia e acessibilidade da pessoa com deficiência. Em suma representa a efetivação da inclusão nas diversas áreas sociais o que também assegura a implementação da legislação, luta histórica do mencionado contingente populacional”, ressalta.

Elaborado doze anos após o lançamento da primeira versão do plano, ele será estruturado pela avaliação unificada da deficiência, que organizará as diversas políticas públicas ministeriais para pessoas com deficiência, que hoje têm procedimentos e critérios distintos de avaliação.

O evento terá tradução em libras. Para realizar a inscrição basta preencher o formulário disponível AQUI.

Serviço:

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a Oficina Participativa sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência

Horário: 09h às 12h e das 14h às 17h (abertura 09h)

Local: Escola do Sistema Único de Assistência Social – SUAS/MS Mariluce Bittar, localizada na Rua André Pace, 630 – Guanandi, Campo Grande/ MS.

Texto: Jaqueline Hahn Tente, Setescc 
Foto Capa: Bruno Rezende/Arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

(Redes sociais) DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'
FOTO: JORNAL DA NOVA ACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS