Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
COVID-19

Paraguai terá flexibilização da quarentena, mas reabertura da fronteira ainda é incerta

Mesmo após reunião, autoridades paraguaias não decidiram reabertura

28 Abr 2020 - 11h41Por Correio do Estado

Depois de passar por um período rigoroso de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, incluindo o fechamento da fronteira, autoridades paraguaias decidiram flexibilizar a quarentena rígida já no próximo mês, mas ainda está relutante quando a liberação da fronteira, principalmente em Pedro Juan Caballero que faz divisa com o município sul-mato-grossense, Ponta Porã. 

No próximo dia 4 de maio, o Paraguai começa a executar a flexibilização em fases, já que o país não teve aumento de mortes nos últimos dias. Com uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes, o país sul-americano registrou, até domingo, 228 casos da Covid-19, nove mortos e 93 pacientes recuperados da doença. Com isso, está entre os menos afetados da região. 

Mesmo soltando as rédeas para a quarentena, as autoridades paraguaias ainda não pretendem liberar o acesso à fronteira mesmo com soluções provisórias como uma barreira sanitária. A circulação das cidades vizinhas proporciona o aumento do comércio nas duas regiões e hoje está fechada com valas de 2,5 metros de comprimento para barrar brasileiros em território paraguaio.

Na semana passada, o prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo e vereadores do município solicitaram reunião com representantes de Pedro Juan Caballero (PY), no caso representado pelo empresário Victor Hugo Barreto para um plano de circulação entre a linha de fronteira que posteriormente foi encaminhado ao presidente paraguaio Mario Abdo Benítez. “Pensamos na união entre os poderes municipais e estaduais das cidades irmãs para que se apresentem ao presidente do Paraguai medidas de controle sanitário. Entendemos a preocupação dos Paraguai com relação a COVID-19 mas precisamos levar em conta a realidade fronteiriça: somos duas cidades, mas somos um povo só”, disse o prefeito Hélio. 

O prefeito disponibilizou a logística da Vigilância Sanitária do município, e que já manteve contato com o governador Reinaldo Azambuja, que já deu aval em disponibilizar efetivos do 4º Grupamento de Bombeiros Militares para atuarem no controle de entrada e saída de pessoas na fronteira entre os dois países, com os fiscais da Vigilância Sanitárias, que irão identificar pessoas, com possíveis sintomas, casos suspeitos e encaminhar pessoas para exames médicos que possam confirmar possíveis casos de pessoas contaminadas  com a Covid-19, com equipamentos como o termômetro digital à laser, testes rápidos, dentre outras tecnologias e logísticas disponíveis em Ponta Porã.

FLEXIBILIZAÇÃO

Segundo portal Porã News, o plano terá quatro fases de acordo com a redução dos casos e cada fase terá um período de duração de três semanas.  A primeira fase está incluída a abertura das indústrias e fábricas em geral, serviços de delivery e de cobrança. Também serão retomados os serviços prestados em residências, como salão de beleza e outros, sempre tomando os cuidados para não haver aglomeração de pessoas. A prática de esporte individual será permitida.

Além disso, também se mantém as medidas para manter os serviços essenciais no setor público e a mobilização do setor de provisão de alimentos e insumos médicos. No setor de construção, nesta primeira fase serão incluídos, tanto o setor público e privado. No entanto, somente em obras que ocorrem ao ar livre.

Esta fase seguirá até o dia 21 de maio. Em seguida, será decidido se avançará para a próxima fase. Nesta segunda fase, estão incluídas as lojas comerciais de até 800m², escritórios corporativos, além da permissão para eventos esportivos e culturais sem público.

O Ministro ressaltou que durante todo o processo, avaliações serão feitas para determinar se avança a fase seguinte ou retorna a quarentena total. Os setores econômicos que não cumprirem com as obrigações poderão ser fechados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS