Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 30 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Luto na Igreja

Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma Pontífice foi símbolo de renovação da Igreja Católica

Religioso deixa legado marcado por empatia, humildade e firme posicionamento diante de desafios sociais e internos da instituição

21 Abr 2025 - 08h00Por Dhione Tito / Jornal Fátima News

O mundo católico se despede de uma de suas maiores referências na atualidade. O papa Francisco faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, sua residência oficial no Vaticano, em Roma. A morte foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, após o agravamento de seu estado de saúde devido a complicações respiratórias.

Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, havia sido diagnosticado com pneumonia dupla e esteve internado por cerca de 40 dias. Mesmo com o quadro delicado, ele fez aparições públicas recentemente: no sábado (19), na Basílica de São Pedro, e no Domingo de Páscoa (20), na tradicional bênção aos fiéis na Praça de São Pedro. Em seu último discurso público, fez um apelo aos líderes mundiais, pedindo que enfrentem a fome e invistam no desenvolvimento social com coragem e generosidade.

Francisco, o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, assumiu o pontificado em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Escolheu o nome em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo de humildade e dedicação aos pobres — virtudes que marcaram todo o seu pontificado.

Antes de se tornar líder da Igreja, Bergoglio trilhou uma trajetória sólida dentro da vida religiosa e acadêmica. Formado em química, optou por seguir a vocação sacerdotal aos 20 anos, entrando no seminário de Villa Devoto e iniciando o noviciado na Companhia de Jesus ainda em 1958. Foi ordenado sacerdote em 1969, tornou-se bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992, arcebispo em 1998 e, em 2001, cardeal, nomeado por João Paulo II.

O argentino também foi reitor da Faculdade de São Miguel e doutor em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Durante a crise econômica de 2001, destacou-se pelo trabalho solidário em meio à população mais carente de sua cidade natal.

Como papa, Francisco ficou conhecido por adotar um discurso mais aberto e progressista, se aproximando das periferias sociais e espirituais. Atuou ativamente na reconstrução de instituições da Igreja e não hesitou em enfrentar temas polêmicos, como os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero. Em 2023, reuniu-se com vítimas desses crimes em Portugal e criticou duramente a postura de setores da Santa Fé diante das denúncias.

Sua gestão também ficou marcada por medidas de inclusão. Em 2025, o Vaticano, sob sua liderança, aprovou diretrizes que permitiram a entrada de homens homossexuais nos seminários, desde que compromissados com a vivência da castidade. A decisão reforçou sua visão de que a Igreja deve ser mais acolhedora, centrada na dignidade humana.

Nos últimos anos, a saúde do papa Francisco exigiu atenção constante. Desde jovem, viveu com apenas um pulmão, devido a uma cirurgia, e, em 2023, ficou hospitalizado por três dias para tratar uma bronquite grave. Também enfrentava limitações motoras, como dores crônicas no joelho, que o levaram a utilizar cadeira de rodas. Em fevereiro de 2025, foi novamente internado com um quadro de bronquite e, apesar dos esforços médicos, não resistiu.

A morte de Francisco encerra um capítulo importante da história da Igreja Católica. Seu papado, repleto de gestos de simplicidade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis, continuará sendo lembrado como um símbolo de renovação e esperança para milhões de fiéis ao redor do mundo.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Relação entre biologia molecular e perícia criminal é destaque em Encontro de Biomedicina
No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, HRMS realiza evento especial para celebrar o Abril
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - DICAS FARMAVIDA
A FarmaVida te dá 03 dicas para você melhorar seus resultados na academia, confira
Com informações do HRCGD  AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Hospital de Cirurgias da Grande Dourados investe em qualificação e melhor atendimento

Mais Lidas

FATIMASSULENSES TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior
Policial
Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Policial
Trinta pessoas se feriram gravemente em acidente com ônibus na MS-436
Foto: Luiz Guilherme / Ligado na NotíciaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Identificada a mulher que morreu em capotamento de carro