Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura de Vicentina aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizado um grande evento coordenado pela equipe de saúde Jardim Vista Alegre juntamente com acadêmicos do curso de Enfermagem FAFS-UNIESP.
O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002.
As mulheres foram recepcionadas na ESF- Jardim Vista Alegre pela equipe de saúde e pelo prefeito Hélio Sato, onde participaram de um café da manhã delicioso preparado especialmente para elas.
As acadêmicas de enfermagem orientaram sobre a importância da realização do exame das mamas e da coleta de exame Papanicolau.
Segundo o Secretário de Saúde de Vicentina, Fernando de Oliveira, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos para prevenir. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres.”
O Prefeito Hélio Sato reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”
As enfermeiras Amanda e Jussimara relataram que estão contentes com o número de mulheres que compareceram na unidade, pois isso mostra que as mulheres estão preocupadas consigo mesmas e conscientes em relação a sua saúde. Durante todo o dia foram coletados 112 exames Papanicolau, um número recorde para nosso município.
Ao término das atividades foram sorteados vários brindes entre as participantes.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Tecnologia que preserva: MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Prefeitura foca na saúde da mulher e mantém alerta sobre a dengue e outras doenças em Vicentina

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Após grave acidente, Thalita supera limitações e retoma sonho de sustentar a família

Dona Adelina comemora 97 anos com muita Fé em Deus e amor ao próximo em Fátima do Sul
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
