Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 29 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
CLINICA HARMO OROFACIAL

Ortodontia é uma especialidade da Clínica Harmo Orofacial de Fátima do Sul

A Clinica Harmo Orofacial, está localizada na Rua Presidente Dutra, nº 949, esquina com a Rua Pedro Celestino e conta com os Doutores Jânio Teixeira e Leandro Coutinho, capacitados para melhor atender seus clientes.

19 Ago 2020 - 14h38Por Adélio Ferreira - Fátimanews

A Ortodontia preventiva é a área da Odontologia responsável por evitar problemas de oclusão ou de dentes tortos. Usando técnicas e procedimentos simples, ela consegue evitar o uso de aparelhos odontológicos ou a necessidade de tratamentos mais complexos posteriormente.

A maioria das pessoas ainda deixa a ida ao ortodontista para depois, quando já apresenta um problema de saúde bucal. Isso acontece porque, por mais que esteja crescendo, a cultura de prevenção na área da Odontologia ainda está se firmando no Brasil.

Podemos chegar a essa conclusão ao analisar os números de famílias que contratam planos odontológicos: segundo a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), atualmente são quase 23 milhões de pessoas contando com esse tipo de serviço no país. E as estatísticas só aumentam!

Mas as cáries, o tártaro e outros problemas bucais tratados pelo Odontólogo não são os únicos que devem chamar sua atenção em relação à saúde dos dentes, viu? Também é preciso cuidar de seu posicionamento na boca, da abertura do palato, da posição da mandíbula, entre outros fatores. E é só um especialista em Ortodontia, Ortopedia dos maxilares ou Odontopediatria que podem avaliar tudo isso!

O melhor é fazer os exames o quanto antes para dar início a eventuais tratamentos preventivamente, evitando assim complicações mais graves que podem surgir no futuro. Quer entender melhor? Continue acompanhando para conhecer a Ortodontia preventiva, saber quando deve começar a usá-la e que benefícios proporciona! Vamos lá?

O que é Ortodontia preventiva?

A definição é simples e convidativa: a Ortodontia preventiva é a área da Odontologia responsável por evitar problemas de má oclusão ou de dentes tortos. Com ela, você consegue se livrar de complicações de saúde bucal antes mesmo que elas apareçam, prevenindo-se até do uso de aparelho odontológico! Não parece interessante?

Só de ler essa definição, você já deve ter imaginado o quanto é importante buscar a Ortodontia preventiva desde cedo, ainda no período da infância, não é verdade? Vamos abordar esse ponto em mais detalhes a seguir, mas vale ressaltar desde já: isso não quer dizer que a especialidade não possa ajudá-lo na fase adulta, ok?

A Ortodontia preventiva promove uma oclusão alinhada por meio de procedimentos simples, que podem evitar a extração de dentes no futuro, bem como o uso de aparelhos fixos e até alguns tipos de desgastes dentários, entre outros problemas. Tudo isso é feito a partir de pequenas intervenções.

Com a ajuda desse profissional, você pode se livrar inclusive de uma possível cirurgia para a correção da mordida, procedimento que se propõe a reposicionar o maxilar e a mandíbula, remodelando o rosto do paciente.

Que problemas as crianças costumam apresentar?

Entre os 4 e 12 anos de idade, faixa etária mais recomendada para se procurar um Odontopediatra ou Ortopedista dos maxilares, alguns problemas comuns podem ser facilmente detectados pelo especialista. Veja quais são os principais:

  • falta de espaço para a chegada dos dentes permanentes;
  • mordida cruzada;
  • mordida profunda;
  • mordida aberta;
  • espaço entre os dentes — diastema;
  • hábitos de chupar os dedos ou a chupeta;
  • dentes encavalados ou tortos e fora da posição;
  • dificuldade para mastigar;
  • mau posicionamento da mandíbula ou do maxilar.  (com informações de Golden Cross)

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 AULAS
Um mês após retorno, duas escolas fecharam turmas após casos de Covid-19 em Campo Grande
PRESENTE DE PAPAI NOEL
Reino Unido pode disponibilizar vacina contra Covid-19 antes do Natal
CORONAVÍRUS EM MS
CORONAVÍRUS: Menino de 5 anos morre e é 1º criança vítima da covid em MS
CORONAVÍRUS EM MS
SES atualiza número de leitos clínicos e de UTIs Covid-19 em MS
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Com leucemia e paralisia corporal, mãe pede ajuda para seguir na batalha pela vida
100 PAGAMENTOS
Mais de 17 milhões devem ficar sem todas as parcelas do auxílio
ASSUSTADOR
Segunda onda da Covid-19 avança rápido na Europa: "Pior do que a primeira"
Fios caídos na calçada RECLAMAÇÕES
Moradores do bairro Katira pedem socorro pela falta de Energia em Fátima do Sul
BRASIL - 157.397 MORTES
Brasil tem mais 263 mortes e 15.726 novos casos de covid-19
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
SES divulga recomendações de prevenção à Covid-19 durante feriado de finados