Menu
SADER_FULL
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
doadores de órgãos

Número de doadores de órgãos no Brasil aumenta 90% em 5 anos

24 Set 2014 - 17h23

O número de doadores de órgãos no Brasil aumentou 90% em cinco anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira. Em 2008, eram 1.350 doadores de órgãos no País, e em 2013 essa quantidade subiu para 2.562. Os dados foram apresentados no evento de lançamento da nova campanha publicitária de estímulo à doação de órgãos, em Brasília.

Por a doação de órgão só poder acontecer com a autorização familiar, a campanha tem o slogan ‘’Seja doador de órgãos e avise sua família. Sua família é a sua voz”. A nova campanha é destinada, especialmente, aos familiares de pessoas que manifestaram em vida a vontade de ser um doador de órgãos. Atualmente, 56% das famílias entrevistadas, em situações de morte encefálica, aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação. O Brasil é o país latino-americano com maior percentual de aceitação familiar para doação, ficando acima da Argentina (52,8%), Uruguai (52,6%) e Chile (51,1%).

De acordo com dados do primeiro semestre de 2014, 37.736 pessoas estão na lista de espera por um transplante no País, contra 64.774 em 2008, uma queda de 41,7%. De 2008 a 2013 também houve crescimento do indicador de doador por milhão de habitante, passando de 5,8 para 13,4, representando incremento de 131%. Com esse indicador, o Brasil fica perto de atingir a meta prevista para 2014, que é chegar a 14 doadores por um milhão.

Aplicativo
Para reforçar a campanha, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo que fará interface com o Facebook e irá notificar os familiares, automaticamente, no momento em que o cidadão se declarar doador. Com um clique a pessoa pode se declarar doadora de órgãos e deixar toda a família sabendo disso. Além disso, o internauta também poderá adicionar o laço verde – símbolo mundial da doação – à foto de seu perfil na rede social. Para expressar o desejo de ser um doador de órgãos, o usuário precisa acessar a Fanpage do Ministério da Saúde e seguir os passos indicados pelo aplicativo. Com esses dados, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) criará um banco informal de doadores com base nas informações coletadas pela rede social. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FRIO INTENSO
Frio chega com força e pode ser o mais intenso do século no Brasil
VACINA CORONAVÍRUS EM MS
ALERTA: Não é momento de descuidar, taxa de contágio tem leve aumento em MS
ASTRAZENECA VACINA ASTRAZENECA
AstraZeneca: 02 doses têm proteção de 93,6% contra mortes por Covid, entenda sobre a 1ª e 2ª doses
LUDELÇA DORNELLES FÁTIMA DO SUL - NOVO DECRETO
Fátima do Sul tem novo Toque de Recolher, Secretária fala sobre decreto, casos e vacinas, ASSISTA
IMUNIZAÇÃO
Mato Grosso do Sul imuniza mais de 88% dos maiores de 60 anos
CONTAGIO DA COVID
Taxa de contágio da covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTO
Um ano após do Marco Legal do Saneamento, MS segue à frente no processo de universalização do esgoto
af32de81 3412 4324 b07f a40e9d7b6bf4 LUTO - FATIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com o falecimento do centenário "seu Joaquim"
CORONAVÍRUS EM MS
Com quedas na taxa de ocupação de leitos, Estado registra 96 vagas para Covid-19