Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
COVID-19 EM MT

MT é o 3º com mais enfermeiros mortos por covid; só perde para RJ e SP

CorenMT denuncia descaso com profissionais que trabalham mais tempo expostos e mais próximo no cuidado do paciente

23 Ago 2020 - 17h12Por Repórter MT

Mato Grosso já é o terceiro Estado do país com maior registro de mortes de profissionais de enfermagem pelo novo coronavírus. Até a tarde de sexta-feira (21), 29 enfermeiros e técnicos de enfermagem morreram por conta da doença. No 3º lugar, empatado com Pernambuco, só fica atrás do Rio de Janeiro e São Paulo que são os estados mais populosos do país. 

No país, 49,2% dos profissionais da saúde que morreu em razão do novo coronavírus são da Enfermagem. Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que 1.116.197 de trabalhadores da saúde foram infectados: técnicos/auxiliares de enfermagem (83.648; 34,4%), enfermeiros (35.463; 14,6%), médicos (26.087; 10,7%), agentes comunitários de saúde (11.873; 4,9%)e recepcionistas de unidades de saúde (10.523; 4,3%). 

O Brasil é recordista mundial em número de casos e óbitos de profissionais de saúde. Enquanto os Estados Unidos e a Itália, países epicentros do novo coronavírus, juntos, registraram 204 mortes de enfermeiros, aqui já morreram 376. O Observatório da Enfermagem, site criado pelo Confen para concentrar os números de infectados, mortos e internados, mostrou que, na última semana, quase triplicaram as mortes de enfermeiros durante a pandemia.

Toda semana a categoria perde um profissional no Estado e o registro de infectados já chegou a 857 em Mato Grosso. Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT), Antonio Cesar Ribeiro, mortes evitáveis se não fossem as condições precárias que a Enfermagem vem recebendo das instituições empregadoras.

O presidente lembra que esses profissionais de enfermagem que foram afastados porque ficaram doentes e estão em tratamento, não estão sendo repostos. O que sobrecarrega ainda mais àqueles que continuam na linha de frente no combate à covid enfrentando uma longa jornada e o aumento de pacientes a cada dia. “Acabamos nos expondo muito mais e morrendo”, assinalou.

Os profissionais da Enfermagem morrem, argumentou Ribeiro, não somente em razão de atuarem em pronto-atendimento e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais referências, mas por trabalharem mais tempo expostos e mais próximo no cuidado do paciente e, ainda, por não terem os equipamentos necessários e as condições necessárias de trabalho.

Condições que não favorecem um trabalho seguro, como equipamentos de péssima qualidade e racionados, onde cada profissional recebe dois kits de equipamentos para uso num plantão de 12 horas. O Coren mantém as fiscalizações frequentes à medida que recebe denúncias. Conforme ele, os fiscais vão até as instituições, as notificam e elas fazem de conta que cumprem, o que não acontecem.

“Nossa posição é nós fiquemos em luto permanente, pela perda dos nossos colegas. Isso aí é imoral do ponto de vista das organizações públicas e privadas que não oferecem condições e estão nos expondo a risco de mortes, isso é real e está acontecendo toda semana”, lamentou o presidente do Coren-MT.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto