Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
COMÉRCIO LIVRE

MS libera todas atividades durante pandemia

Agora, todos os trabalhos estão liberados, inclusive shows, mas a lotação dos espaços será definida com base na classificação feita pelo programa.

28 Jul 2021 - 07h31Por G1 MS

Durante coletiva na manhã de terça (27), o presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), Eduardo Riedel, afirmou que o governo de Mato Grosso do Sul não definirá mais quais atividades econômicas são "essenciais". Agora, todos os trabalhos estão liberados, inclusive shows, mas a lotação dos espaços será definida com base na classificação feita pelo programa.

Além disso, ele destacou o caráter "recomendativo". Se o município entender que deverão ser feitas novas regras, mais ou menos rígidas, não há previsão de punição judicial. No entanto, estabelecimentos que descumprirão normas estaduais poderão estar na mira de órgãos vinculados ao governo.

Não há o conceito de atividade essencial. Elencamos várias atividades que vão ter lotação baseada na bandeira, a exemplo das escolas", resumiu Riedel.

Segundo ele, isso foi decidido após reunião entre lideranças do governo estadual, que entendeu que as atividades que se basearão nas "bandeiras" do Prosseguir foram definidas como as que têm mais aglomerações, que geram risco de infecção pelo coronavírus. "Se estamos em bandeira vermelha, vai ter 50% de lotação para essas atividades. Essas são as atividades restritas pela cor de bandeira, e as demais atividades estão liberadas".

Riedel lembrou que a pandemia segue registrando casos e óbitos no Estado, o que faz com que outras medidas ainda sejam aplicadas, como o toque de recolher, que se mantem.

"A pandemia não foi embora, ela se encontra presente no nosso Estado. A vacinação avança mas ela [pandemia] está muito presente. Não podemos, de maneira nenhuma relaxar. Mas entendo que a vacinação avançou bastante, definimos algumas mudanças ontem na nossa reunião em relação ao funcionamento das atividades", explicou.

Uma das decisões, já definidas pelo Prosseguir, é o retorno das aulas, previsto para a próxima segunda-feira (2 de agosto).

Atividades - Serão restritos com base nas classificações bares, parques de diversão, estabelecimentos de jogos de boliche, sinuca, jogos eletrônicos ou similares, cinemas, feiras, congressos, exposições, museus e atrações turísticas, circos, rodeios, "atividades de sonorização e iluminação, teatros, discotecas, e até mesmo saunas e festas, conforme divulgado hoje

Municípios de bandeira verde, as de "grau baixo", poderão liberar com 100% da capacidade. Além disso, as cidades de grau tolerável, amarelo, poderão ter 90% da capacidade, as de grau médio, laranja, terão 70%, de grau alto, vermelha, terão metade, enquanto as de grau extremo, bandeira cinza, terão apenas 30%. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fotos: Larissa Adami AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis