Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 1 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FATALIDADE

Menina morre após inalar remédio errado em crise de asma

Adolescente precisava de broncodilatador, mas usou colírio para glaucoma.

16 Abr 2014 - 07h46Por G1

Uma adolescente de 14 anos morreu na segunda-feira (14) depois de inalar um remédio errado durante uma crise de asma. O corpo da menina foi enterrado na terça (15) em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ela morava.

Andriza Oliveira da Silva precisava inalar um broncodilatador, mas acabou usando, na nebulização, um colírio para glaucoma, que faz o efeito contrário. “Ele provoca obstrução dos brônquios, diminui a eficiência do trabalho cardíaco e pode dar complicações cardiovasculares”, explica a farmacologista Leila Moreira.

O medicamento foi comprado por uma irmã de Andriza, de 10 anos, enquanto a mãe estava no trabalho. “A receita foi levada com um bilhete com o nome do medicamento, o qual não tinha nada a ver com o que retornou à residência da menina”, diz o primo Rodrigo Barbosa da Silva.

A família registrou um boletim de ocorrência. A polícia já pediu ao Instituto Geral de Perícias laudos complementares sobre o que provocou a morte da adolescente. A certidão de óbito diz que ela foi vítima de um edema pulmonar agudo, o que significa excesso de líquido nos pulmões, provocado por insuficiência cardíaca. Entretanto, o documento não esclarece se o uso da medicação errada pode ter influenciado para que isso acontecesse, apenas que esses exames só devem ficar prontos em três meses.

“Por enquanto, é isso que nós vamos averiguar: como esse medicamento foi entregue a uma criança de 10 anos. O proprietário confirmou que há farmacêutica no local, mas que no momento da venda não se encontrava no balcão de atendimento”, afirma a delegada Sabrina Teixeira.

A delegada responsável pelo caso vai ouvir a vendedora, a farmacêutica e já ouviu informalmente o dono da farmácia. O proprietário não foi localizado pela RBS TV para falar sobre o caso. Já a rede da qual a farmácia é associada disse que está ciente do ocorrido, mas ainda não divulgou uma posição.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Comunicação SES AÇÕES DO GOVERNO DE MS
consultórios ampliam cuidado e reforçam SUS para população em situação de vulnerabilidade em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Fotos: Danúbia Burema AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos e ambulâncias para reforçar saúde em mais de 40 municípios
FOTO: GEONE BERNARDO NOVA ONDA DE FRIO
Massa de ar FRIO com queda brusca de temperatura e geada, veja na previsão
FRIO - Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil FRIO FORTE CHEGANDO
Inmet ALERTA para onda de FRIO que deve atingir pelo menos 07 estados, confira na previsão

Mais Lidas

FATIMASSULENSE JOÃO PAULO NUNES EM BRASÍLIAFATIMASSULENSE EM DESTAQUE
De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política
FOTO: JARDIM MS NEWSTRAGÉDIA FAMILIAR
TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai
Danielli foi vítima de um acidente de trânsito / Redes SociaisDESPEDIDA
DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'
FOTO: FÁTIMA NEWS / VÍDEO REELSFÁTIMA DO SUL - LINDA HOMENAGEM
Sonho de ser policial, Heloísa é surpreendida com bolo e passeio de viatura em Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDONOVA ONDA DE FRIO
Massa de ar FRIO com queda brusca de temperatura e geada, veja na previsão