Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 10 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ALERTA NA PANDEMIA

Médica explica por que o coronavírus é devastador em pacientes cardíacos

Médica explica por que o coronavírus é devastador em pacientes cardíacos

10 Ago 2020 - 18h01Por Cristina Nunes / Dourados Agora

Pessoas com doenças cardiovasculares e idosos são mais propensos a desenvolver complicações da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cartórios de registro civil do Brasil, apontou um aumento do número de mortes por problema do coração em todo o país, na pandemia do coronavírus.

Em entrevista ao PROGRESSO, a cardiologista Dra. Isabela Pezzini Volpato, que atende em hospitais de Dourados, explicou porque o covid-19 é tão devastador nos devastador nos pacientes com doenças cardiológicas crônicas.

"O Covid-19 pode gerar danos aos miócitos, isto é, as células musculares cardíacas. A grande responsável por esses danos é a resposta inflamatória sistêmica exacerbada do nosso do nosso organismo ao vírus. Além de distúrbios imunológicos desencadeados pela invasão viral e a progressão da doença.

A doença inflamatória sistêmica leva uma lesão à parede dos vasos sanguíneos, o endotélio e predispõe a formação de trombos nos vasos sanguíneos, levando ao tromboembolismo venoso e outras complicações. Outro fator crucial observado é que houve um aumento nos casos de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico. Não podendo esquecer das arritmias cardíacas graves", alertou a médica.

Além dos cuidados básicos de máscara e álcool em gel e distanciamento social, pacientes cardíacos devem redobrar a atenção nesse período de pandemia. "As dicas para esses pacientes é estar em dia com os exames cardiológicos. Sabe-se que as doenças sem devido acompanhamento geram risco mais alto ainda para as complicações da COVID-19. Principalmente a hipertensão arterial e o diabetes mellitus.

"Não suspender as medicações, sem a orientação do médico assistente. Realizar atividades físicas regularmente, tendo criatividade para realizá-las em casa, como danças, esteiras, bicicletas. Estar "de bem com a vida", pensar que a crise é passageira e vamos vencer. Não esquecer da saúde mental, realizar uma terapia, ler um livro, meditar e orar. Escutar uma música que gosta", ressaltou Dra. Isabela.

Aumento de mortes

Os cartórios de registro civil registraram aumento de 31% no número de mortes por doenças cardiovasculares entre 16 de março, quando os estados começaram a decretar a quarentena por causa da pandemia da covid-19, a 31 de maio, em comparação com o mesmo período de 2019.

De acordo com o agência Brasil, os dados fazem parte do novo módulo do Portal da Transparência, que reúne os óbitos por doenças cardíacas. O módulo foi desenvolvido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Porém, o levantamento da SBC mostra que os óbitos por infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) registraram queda de 14% e 5% respectivamente, no período analisado, o que, na avaliação do presidente da entidade, Marcelo Queiroga, pode estar diretamente relacionado ao aumento do número de mortes em domicílio e à dificuldade do diagnóstico exato.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Ricardo Agra/SED TODOS PELO RIO GRANDE DO SUL
Escolas estaduais de MS já estão recebendo doações direcionadas ao Rio Grande do Sul
Fotos: Monique Alves MAIS SOCIAL
MAIS SOCIAL: Alimentação garantida a família dá tranquilidade para mães em MS e retrata importância
*com informações do Projeto Valoriza: Saúde em Foco. AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com foco na saúde, ação nacional de cidadania vai atender cerca de 2,6 mil custodiados em Dourados
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do Regim da Sucam, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Doraci Martins da Silva, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Mais Lidas

Plantão
Acidente na Rodovia 376 deixa trânsito parcialmente interrompido entre Fátima do Sul e Vicentina
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do Regim da Sucam, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Economia
Enchentes no Rio Grande do Sul podem desencadear crise alimentar no Brasil
DESPEDIDA
Perto do Dia das Mães, jovem se despede da mãe morta em acidente: 'prazer de ser sua filha'