Dourados realizou nesta quarta-feira (21) mais uma captação de órgãos este ano em uma operação articulada pela Organização de Procura de Órgãos (OPO Dourados) com apoio da Guarda Municipal e transporte aéreo fornecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
O procedimento ocorreu no Hospital da Vida, com a captação de cinco órgãos de um jovem de 20 anos, vítima de acidente de trânsito e com morte encefálica confirmada.
Por se tratar de uma ação que exige agilidade, a Guarda Municipal realizou a escolta da equipe médica até o aeroporto local, garantindo a fluidez do trânsito e o cumprimento do tempo necessário para o transporte dos órgãos até Campo Grande, onde foi realizada a entrega à Central Estadual de Transplantes [veja vídeo abaixo].
Foram retirados dois rins, duas córneas e um fígado, destinados a pacientes compatíveis em outras regiões.
Conforme enfermeira especialista em transplantes pelo Albert Einstein, e coordenadora da OPO, Ludelça Dorneles dos Santos, a expectativa é de que até oito pessoas sejam beneficiadas com os transplantes.
Em entrevista ao Dourados News, Ludelça afirmou que esta foi a quinta captação de órgãos realizada em Dourados este ano. Conforme a enfermeira, a OPO Dourados acompanha todos os casos de suspeita de morte encefálica nos municípios da macrorregião — incluindo Ponta Porã e Nova Andradina.
“O trabalho vai desde a abertura do protocolo de morte encefálica até o encaminhamento dos órgãos ao receptor compatível e a entrega do corpo à família”, explicou Ludelça.
Além do caso atual, Dourados também registrou esse mês, na última sexta-feira (16) a captação dos órgãos da professora Maria Rosa Pereira Andrade, de 55 anos, que teve morte cerebral após um acidente de trânsito no centro da cidade.
Foram doadas as córneas, para paciente em Campo Grande, e os rins da educadora, com destino a São Paulo. Inicialmente, a ideia da família era que o coração também fosse captado, porém, não foi possível devido a complexidade.

Uma publicação compartilhada por Jornal Dourados News® • MS (@jornaldouradosnews)
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também
CHA BENEFICENTE
Nesse Domingo, 07, Voluntários do Distrito de Culturama realizarão o 10º Chá Beneficente
PREVENÇÃO BUCAL
Prefeitura de Jateí vai à escola para ensinar prevenção em saúde bucal
PREVENÇÃO A INCÊNDIOS
Imasul e Corpo de Bombeiros reforçam prevenção a incêndios com manejo integrado do fogo no Pantanal
AFOGAMENTO
Criança de 3 anos fica em coma após se afogar em piscina e corre risco de morte em MS
INVERNO
Véspera de feriado começa com frio de 5°C, mas terá sol e máxima de 32°C
Mais Lidas
JATEÍ - PROGRAMAÇÃO OFICIALSAIU a programação oficial da 49ª Festa da Fogueira de Jateí
FESTA DAS MÃESShows de prêmios e festas às mães em Vicentina são destacados na Câmara
COPA DO MUNDO 2026Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026
DIGITAL GRATUITAMoradores de 4 municípios de MS têm até 13 de junho para pedir parabólica digital gratuita
AFOGAMENTO


O procedimento ocorreu no Hospital da Vida - Crédito: Divulgação