Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
PREVENÇÃO COVID 19

JBS adota protocolo para proteção dos colaboradores contra o coronavírus

Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde, do protocolo interministerial da Saúde, Economia e Agricultura

5 Jun 2020 - 09h24Por Midiamax

A JBS tem como objetivo prioritário a saúde e segurança de todos os seus colaboradores. Desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde, do protocolo interministerial da Saúde, Economia e Agricultura e também seguiu as orientações de médicos especializados, como o Prof. Dr. Adauto Castelo Filho e do Hospital Albert Einstein, que têm apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades e demais instalações.

“Os rígidos protocolos de segurança implementados na empresa minimizam enormemente o risco de contaminação dos colaboradores no ambiente das fábricas. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e regras de distanciamento são exigidos durante todo o expediente de trabalho. Entretanto, fora do horário de trabalho, esses funcionários convivem com outras pessoas, sem uso de EPI, e estão submetidos a risco de contaminação provavelmente maior que nas fábricas”, afirma o médico infectologista Dr. Adauto Castelo Filho.

Desde o momento de ida ao trabalho até o retorno para a casa, incluindo todos os locais na Companhia, os colaboradores da JBS cumprem rigorosos protocolos, que envolvem ações como:

No transporte: antes do acesso aos ônibus fretados, a temperatura dos colaboradores é aferida pelo motorista, que impedirá o embarque daqueles com temperatura alterada e exigirá o uso de máscara.Aqueles com sintomas gripais também serão impedidos de embarcar. A lotação dos ônibus foi reduzida à metade e os lugares demarcados, passando a ser fixos na ida e no retorno do colaborador. Além disso são realizadas higienizações e desinfecções dos veículos no intervalo das viagens, entre outras medidas.

No acesso às unidades: ocorre o controle de temperatura de todos antes de ingressarem nas fábricas. Também é feita a entrega de máscaras, exigida a higienização das mãos e distanciamento seguro entre as pessoas.

Nos restaurantes e áreas de descanso:houve criação de novas rotinas com horários alternados e implantação de regras de distanciamento. “Fizemos a ampliação dos refeitórios na unidade de Dourados e contamos com um restaurante principal e mais dois restaurantes de campanha. Em todas as mesas há divisórias que impedem o contato próximo”, contou Fábio Pereira, gerente de Recursos Humanos da unidade de Dourados (MS). O serviço de alimentação também é realizado sem contato com objetos comuns e o uso da máscara é obrigatório até o início das refeições. Os colaboradores deverão evitar conversar durante o período que estão comendo e que estão sem a máscara.

Sobre cuidados pessoais e equipamentos de proteção individual (EPIs): a empresa conta com a oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel 70%. Além disso, novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, face shield e máscaras de tecido para colaboradores da área administrativa, foram implantados.

“Todos os nossos colaboradores fazem uso obrigatório da máscara, desde o momento que entram no ônibus, seja coletivo ou fretado. Entregamos viseiras faciais com obrigatoriedade do uso na produção e nas áreas externas”, afirmou Fábio Pereira.

JBS adota protocolo para proteção dos colaboradores contra o coronavírus

Foto: JBS Dourados

Prática do distanciamento: regras e sinalizações coíbem a aglomeração e garantem o distanciamento seguro entre colaboradores. Foram demarcados os lugares e espaços entre as pessoas no controle de acesso nas portarias, vestiários, áreas de lazer e refeitórios, entre outras medidas.

A JBS adotou ainda o afastamento preventivo de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco. Também foram afastados aqueles com indicação clínica, sintomas gripais ou com teste positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Diariamente, a empresa promove higienização para desinfecção de todas as suas instalações (interna e externa). “Todas essas precauções mitigam consideravelmente o risco de contaminação dos funcionários no ambiente de trabalho”, confirmou o Dr. Adauto Castelo Filho.

JBS adota protocolo para proteção dos colaboradores contra o coronavírus

Foto: JBS Dourados

Além disso, a JBS também criou protocolos específicos no caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19. Ele e seus familiares receberão imediato atendimento por parte da empresa, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, o colaborador estará afastado e retornará de acordo com a indicação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização adicional das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.

“Temos realizado campanhas de comunicação e conscientização diariamente para ajudar na orientação sobre como seguir as medidas preventivas e protetivas. Não temos medido esforços junto aos nossos colaboradores e a comunidade em geral para o enfretamento à pandemia. Esse, sem dúvida, é nosso compromisso”, destacou Dirceu Rech, gerente da unidade de Dourados (MS).

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos está entre as atividades essenciais para a população.

Para saber mais sobre as medidas adotadas pela JBS, assista ao vídeo ou acesse: www.jbs.com.br/medidasdeprotecao

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho