Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
CORONAVÍRUS NO MS

Investigado jovem com Covid-19 que descumpriu isolamento e esteve em rodas de tereré e fez visitas

Investigado jovem com Covid-19 que descumpriu isolamento e esteve em rodas de tereré e fez visitas

8 Mai 2020 - 09h58Por G1 - MS

A Polícia Civil apura a conduta de um jovem de 18 anos, contaminado por Covid-19 e que não estaria cumprindo o período de isolamento social. Há dois dias, uma denúncia informava que ele estava "andando pela rua" e que também "esteve em rodas de tereré com amigos e fez visitas'" em Brasilândia, a 383 km de Campo Grande.

Segundo a investigação, o rapaz esteve em uma reunião familiar no dia 1° de maio, onde foram constatados ao menos sete casos de transmissão da doença, sendo que ele já estava obrigado a permanecer em isolamento desde a primeira notificação do caso, ocorrida no último final de semana.

A polícia apurou e constatou o fato com a Vigilância Sanitária do município, momento em que os servidores relataram dificuldades para convencer aquelas pessoas sobre o isolamento, já que todas elas tiveram contato com o primeiro paciente infectado e notificado em Brasilândia.

Na ocasião, os agentes de saúde inclusive pediram reforço e foi necessária uma atuação conjunta com a policia. Agora, nesta semana, a denúncia apontou que o suspeito estaria "descumprindo as determinações do serviço de saúde quanto ao isolamento, expondo várias pessoas ao risco de contaminação".

Ao G1 o delegado Thiago Passos, responsável pelas investigações, disse que foi instaurado inquérito e o jovem pode responder por infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268 do Código Penal. A pena é de até um ano de detenção ou mesmo o crime tipificado no artigo 131 do Código Penal (perigo de contágio de moléstia grave), cuja pena pode variar de um a quatro anos de reclusão.

"Ele ainda não prestou depoimento. Vai permanecer em isolamento", resumiu o delegado.

Casos no município
Brasilândia registra sete casos confirmados de Covid 19, todos entre as pessoas que participaram dessa reunião familiar. Outros 15 casos estão em investigação e o serviço de saúde informou que monitora a evolução do quadro de saúde destas pessoas, que devem permanecer em isolamento.

Decreto municipal também colocou regras de controle da disseminação do vírus, como o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, proibição de aglomerações, horários especiais para atendimento de idosos e pessoas vulneráveis nos estabelecimento essenciais, além do toque de recolher a partir das 20 horas (de MS) e o uso obrigatório de máscaras e outras medidas sanitárias.

No caso das penalidades, que passam a valer a partir desta sexta-feira (8), o primeiro a ser feito é uma advertência por escrito. Em seguida, está prevista a multa pecuniária, em caso de reincidência, correspondente a R$ 125,00 reais, cobrada de forma dobrada em relação ao valor cobrado na multa anterior, sendo que, a cada nova reincidência, a multa pode ser aplicada em caso de descumprimento ou por dificultar a execução das determinações do decreto.

Quem quiser fazer denúncias do tipo, sob total sigilo, pode entrar em contato pelo telefone (67) 99987-9169 e 67 99919-5990, que também recebem informações pelo WhatsApp.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VITIMA DA COVID 19
“Peguei essa doença fazendo o que amo”, escreveu médico de 32 anos que morreu de Covid-19
DISK COVID
Disk covid coronavírus conta agora com um número único para todo o Estado
MS - 523 MORTES
Mato Grosso do Sul chega a 523 mortes pelo coronavírus
SOB CONTROLE
Mesmo com taxa alta infectados e mortes, MS ‘estabiliza’ número de casos de coronavírus
POLÊMICA
Fantástico detona secretário de Saúde por usar kit covid em MT
FÁTIMA DO SUL - 7ª VÍTIMA DE COVID-19
Na UTI há 21 dias, homem de 53 anos perde a luta contra a covid em Fátima do Sul
CLINICA HARMO OROFACIAL
Implantodontia: uma especialidade da Harmono Orofacial em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - O ADEUS
INACREDITÁVEL: Um dia cheio de dor, tristeza e de dizer adeus em Fátima do Sul
CORONAVÍRUS NO MS
Pipoqueiro querido do Colégio Auxiliadora é mais uma vítima da covid
VICENTINA - NOTA DE PESAR
Prefeitura se solidariza e destaca dedicação e contribuição de Cida Lima com a educação em Vicentina