Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
AMOR AO PRÓXIMO

Internada desde o nascimento no HR, menina de 2 anos ganha equipamento para ficar em pé

Samily Vitória Pereira Polidorio já virou o xodó na unidade, especialmente para a equipe multiprofissional da pediatria.

29 Set 2019 - 07h03Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Nascida em Miranda, em julho de 2017,  e encaminhada ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) no mesmo ano, Samily Vitória Pereira Polidorio já virou o xodó na unidade, especialmente para a equipe multiprofissional da pediatria. Nos primeiros dias de vida a menina foi diagnosticada com miopatia, doença que acomete a fibra muscular, fazendo com que os portadores apresentem fraqueza progressiva dos músculos afetados. Sem nunca ter ficado em pé sozinha, devido a doença, Samily ganhou um Parapódium, equipamento que permite o paciente ficar na posição ortostática. O aparelho foi confeccionado por uma residente do hospital, resultado do grande carinho que a menina recebe na unidade.

Morando no HR desde o nascimento, a atenção dos profissionais não poderia ser diferente. A equipe se prontifica rotineiramente a estudar formas de melhorar o quadro clinico de Samily e para isso são mobilizados diversos profissionais como, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, além é claro da equipe de enfermagem e médica.

Samily recebe os cuidados da equipe do Hospital Regional

Foi pensando exatamente nessa melhora significativa da paciente que a residente de fisioterapia, Priscila Maier Teruia, no HRMS desde abril de 2019, confeccionou um Parapódium, um equipamento que permite ao paciente ficar em pé, melhorando inclusive funções respiratórias, musculares, ósseas, digestiva e tátil, além de beneficiar o campo visual e aumento da comunicação. O recurso é utilizado em clinica ou em atendimentos domiciliares.

Conforme a residente,  a idade de Samily e suas limitações foram motivos mais do que suficientes para executar o aparelho com o objetivo  de melhorar as condições da pequena. “Como ela já tem dois anos e nunca ficou de pé de forma ‘independente’ e o ortostatismo é muito importante para a função correta dos órgãos, achei que seria uma opção  possível e resolvi colocar em pratica com a esperança de render uma melhora para ela”, destacou Priscila.

Ambiente familiar

A família de Samíly realiza o acompanhamento da menina em forma de revezamentos, alguns dias a mãe, Sandra, e em outros o pai, além da tia materna que também ajuda. Hospedados em casa de familiares, os pais não possuem condições que facilitem os cuidados da menina em regime domiciliar. Além disso, a instabilidade clínica da pequena requer que ela permaneça no hospital, caso haja necessidade de rápido atendimento.

Para a equipe de reportagem do HRMS foi encantador presenciar o afeto e dedicação da equipe hospitalar durante uma sessão de fisioterapia, onde a menina realizou os procedimentos no Parapódium. O tratamento das profissionais e o brilho no olhar ao ver as evoluções motoras da menina, mostravam como o amor pela profissão é capaz de transcender a todos.

“É maravilhoso, mesmo sabendo que ela evolui pouco, devido a doença. Mas ainda assim, ver ela ter a oportunidade de experimentar novas coisas me deixa animada. Sei que ela pode nunca ter o comportamento de uma criança saudável, mas se posso proporcionar conforto, qualidade de vida e novas experiências, com certeza farei, pois aquele sorriso no rostinho dela faz tudo valer a pena”, ressaltou a residente de fisioterapia Priscila.

Além de oferecer os cuidados profissionais, a equipe da pediatria também realiza doações de kits de higiene, laços, brinquedos e roupas.  Como toda ajuda é bem vinda, os que tiverem interesse em ajudar,  basta procurar o setor de pediatria no HRMS para fazer a doação.

Iza Rocha – Assessoria de Imprensa do HRMS
Fotos: Iza Rocha

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS