Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 30 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
CLINICA HARMO OROFACIAL

Implantodontia: uma especialidade da Harmono Orofacial em Fátima do Sul

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”

10 Ago 2020 - 08h23Por Adélio Ferreira - Fátimanews

A Clinica Harmo Orofacial, está localizada na Rua Presidente Dutra, nº 949, esquina com a Rua Pedro Celestino e conta com os Doutores Jânio Teixeira e Leandro Coutinho, capacitados para melhor atender seus clientes.

O que é Implantodontia?

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo) sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

Ao redor do implante de titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. Sendo assim, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, trazendo segurança durante a alimentação e fala, pois as próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, além de proporcionarem uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Quanto custa o tratamento com Implante Dentário?

Os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento. Atualmente o avanço nos conhecimentos em implantodontia e a facilidade de encontrar profissionais habilitados em realizar a cirurgia, deixaram os custos do tratamento mais acessíveis com diversas formas de pagamento. O custo depende da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e na escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese.

“Em qualquer situação que houve a perda de um, vários ou mesmo todos os dentes; em casos de insatisfação com a mastigação, próteses mal adaptadas, esteticamente desfavoráveis e outras situações que podem ser discutidas com o especialista, são casos com indicações para instalação de implantes dentários” Relata o odontólogo Janio Teixeira Junior.

Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária, podendo ser realizados previamente ou na mesma sessão da colocação do implante.

Em alguns casos é possível a instalação de uma prótese, provisória ou definitiva, imediatamente após a instalação da fixação, eliminando-se o período de espera. “É o que chamamos de carga imediata, porém devemos analisar alguns critérios como a saúde do paciente, a densidade e quantidade óssea, a característica do implante, a estabilidade do implante adquirida na instalação e as características da prótese”

Vale ressaltar que todo processo de instalação do implante é realizado sob anestesia local e/ou sedação consciente, não havendo dor ou incômodo ao paciente. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade. O desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos.

Nos últimos anos, um novo conceito na Implantodontia estética surgiu através das próteses de porcelana pura com ênfase para utilização de pilares de cerâmica pura na região estética. A zircônia tem sido o material de escolha para obtenção de intermediários em casos de alta necessidade de resistência e exigência estética. Suas propriedades mecânicas são confiáveis, e sua biocompatibilidade com os tecidos também, o que os tornam uma alternativa viável nas reabilitações protéticas em regiões onde a estética é fundamental. (Informações Revista Saúde Portal Brasil)

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS - 1.303 MORTES
Mato Grosso do Sul chega perto dos 70 mil casos da covid, mas diminui taxa de contágio
Na foto, Randoval Leite, o radialista Peba, da Rádio Cidade CORONAVIRUS EM NAVIRAI
Família do radialista Peba, com Covid-19 agradece a equipe do Hospital Municipal de Navirai
RECUPERADO
Governador se recupera da covid-19 e retorna ao trabalho presencial
imagem Google ABERTURA FRONTEIRA
Pedro Juan Caballero vive expectativa da abertura da fronteira
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Nova linha de cuidados do O Boticário elimina 99% das bactérias, confira em Fátima do Sul
CORRUPÇÃO NA SAUDE
Escritório em Ivinhema é alvo de operação do Ministério Público de São Paulo
NOVO DECRETO
Cidade de MS suspende toque de recolher e autoriza retorno das aulas em escolas particulares
BRASIL - 142.921 MORTES
Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h
stemunhas que malhavam na academia quando ocorreu a fatalidade. (Foto: Direto das Ruas) - TRAGÉDIA ENQUANTO TREINAVA
Aluno morre enquanto malhava em academia de MS, ele tinha 34 anos
Equipe do Hospital de Amor de Barretos destaca atenção e suporte para atendimentos em Jateí JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Equipe do Hospital de Amor destaca apoio de Jateí