Menu
JATEÍ PREFEITURA AGOSTO 2026
sexta, 7 de agosto de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CNH RENOVADA

Idoso de 102 anos renova habilitação e se torna o motorista mais antigo de MS: 'Não posso parar'

23 Jun 2025 - 10h00Por Por Ninfa Eugênia, g1 MS

Aos 102 anos, Ranulfo Custódio Alves segue dirigindo pelas ruas de Camapuã (MS). Atualmente, ele é o condutor ativo mais antigo do estado, habilitado há 65 anos. Recentemente, foi sozinho ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da cidade para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por mais três anos. Veja o vídeo acima.

A autonomia e lucidez do aposentado chamou a atenção dos agentes do Detran que o atenderam para fazer o exame médico, que é necessário na renovação do documento. Ranulfo foi aprovado sem dificuldades, e após o atendimento, se emocionou também. 

Aos 102 anos, aposentado é o mais antigo motorista de MS.  Foto: Rachid Waqued/Detran-MS e TV Morena/Reprodução

Aos 102 anos, aposentado é o mais antigo motorista de MS. — Foto: Rachid Waqued/Detran-MS e TV Morena/Reprodução

“Comecei a chorar de emoção, pelo carinho que eu recebi do pessoal do Detran”, conta emocionado.
Longevidade atrás dos volantes
Para o idoso, o segredo da longevidade é se manter ativo. Além de dirigir sua própria caminhonete, ele ainda trabalha na fazenda da família e pratica atividades físicas.

Hoje em dia, o idoso sente segurança para dirigir apenas por lugares mais tranquilos, evitando locais em que o trânsito é mais caótico. A atenção no trânsito é motivo de orgulho. Segundo o idoso, ele nunca foi multado ou se envolveu em acidentes de trânsito ao longo desta jornada.

“Eu tenho o máximo cuidado. Se já cuidava antes, agora cuido o dobro”, explica.
Os filhos já tentaram convencer o idoso a parar de dirigir, mas agora respeitam a decisão. Apesar do cuidado redobrado com o pai, também se orgulham da independência. A filha caçula, Jéssica Alves Amorim, conta que saber que ele foi sozinho renovar a CNH foi uma grata surpresa para a família.

Condutores idosos por Mato Grosso do Sul
Segundo o Detran, em Mato Grosso do Sul são 208 condutores ativos com mais de 90 anos de idade. Já os centenários, como Ranulfo, são raros.

Pessoas a partir de 60 anos recebem atendimento humanizado nas agências do Detran em Campo Grande e Dourados. Os idosos também possuem condições especiais para o pagamento de taxas, de acordo a Lei Estadual 5.059/2017. Como por exemplo:

Na renovação da CNH, de 50% para idosos de 60 a 69 anos;
Aqueles que tem mais de 70 anos, recebem 70% de desconto.
Além dos descontos, o tempo para renovação da CNH altera com as idades.

10 anos - para condutores até 49 anos;
5 anos - para condutores de 50 até 69 anos;
3 anos - a partir de 70 anos.
Aos 102 anos, aposentado é o mais antigo motorista de MS. — Foto: Rachid Waqued/Detran-MS e TV Morena/Reprodução
Aos 102 anos, aposentado é o mais antigo motorista de MS. — Foto: Rachid Waqued/Detran-MS e TV Morena/Reprodução

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

MAIS FRIO
Frio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval
QUATRO VITIMAS FATAIS
Sete Quedas decreta luto oficial e cidades vizinhas lamentam mortes em acidente na MS-156
ALERTA TEMPESTADE
Alerta de tempestade atinge Fátima do Sul e 54 municípios de MS
COMOÇÃO
Morte de estudante em acidente causa grande comoção em cidade de MS
VIOLENCIA CONTRA MULHERES
Projeto propõe tornozeleira rosa para agressores de mulheres em MS

Mais Lidas

ALERTA TEMPESTADE
Alerta de tempestade atinge Fátima do Sul e 54 municípios de MS
MAIS FRIO
Frio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval
COMOÇÃO
Morte de estudante em acidente causa grande comoção em cidade de MS
QUATRO VITIMAS FATAIS
Sete Quedas decreta luto oficial e cidades vizinhas lamentam mortes em acidente na MS-156
FOTO: ASSESSORIA - VISITA NA ACIFASFÁTIMA DO SUL - VISITA E PROJETOS
Carlos Bernardo discute retomada do protagonismo educacional e geração de empregos em Fátima do Sul