Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
terça, 9 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
SAUDE PÚBLICA

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul inova com tecnologia que transforma diagnósticos em horas

Único hospital público do Centro-Oeste com MALDI-TOF, o hospital identifica bactérias e fungos em menos de 24 horas revolucionando o tratamento de infecções graves

28 Abr 2026 - 07h59Por Redação Fátima News

Com investimento contínuo no parque tecnológico, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deu mais um passo na qualidade do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O Laboratório de Análises Clínicas da unidade passou a contar com o MALDI-TOF — técnica avançada de espectrometria de massa que identifica microrganismos como bactérias e fungos com alta velocidade e precisão. O HRMS é o único hospital público do Centro-Oeste equipado com essa tecnologia.

Se antes a identificação de bactérias e fungos levava até cinco dias, agora o diagnóstico microbiano pode ser liberado em menos de 24 horas. Na prática, isso significa que o paciente inicia o tratamento adequado mais rápido e, com isso, pode até receber alta mais cedo.

Segundo a bióloga Eliane Borges de Almeida, gerente e responsável técnica do laboratório, a grande inovação está na velocidade. “Enquanto os métodos tradicionais de identificação de bactérias e fungos levam de 48 a 72 horas, o MALDI-TOF entrega o resultado em poucos minutos. Para um paciente em estado grave, como em casos de sepse, cada minuto conta para aumentar as chances de sobrevivência”, explica.

Ela destaca ainda o impacto no uso de medicamentos: com a identificação imediata do agente causador da infecção, a equipe médica pode prescrever o antibiótico exato logo no início do tratamento. Isso evita o uso de medicamentos de amplo espectro desnecessários, combatendo a resistência bacteriana.

Os benefícios vão além do paciente individual. A diretora técnica do HRMS, Patricia Rubini, ressalta o impacto no sistema como um todo. “Quando o paciente recebe o tratamento com o antibiótico específico desde o primeiro dia, sua recuperação é mais rápida e segura. Isso significa alta mais precoce, mais leitos disponíveis para quem precisa e um uso muito mais responsável dos recursos do SUS. O MALDI-TOF é, ao mesmo tempo, uma conquista clínica e uma ferramenta de gestão eficiente para o hospital”, destaca a médica.

Na prática, a redução no tempo de internação permite que mais pacientes sejam atendidos pela unidade, otimizando a fila do SUS. 

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Fotos: Patrícia Belarmino

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul chora e se despede da amiga Suzana Berlofa, Pax Oliveira informa sobre o velório
ESPORTES
Deodápolis busca medalha na COPA DOS GRANDES MESTRES em Campo Grande
CONFERÊNCIA DE SAÚDE
Jateí realiza sua Conferência Municipal de Saúde no dia 12 de junho
VACINAÇÃO
Com vacina no braço e saúde no corpo, Vicentina mantém vigilância e ações de prevenção
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA
FRENTE FRIA avança e muda o tempo com risco de tempestades, confira quando ela chega

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA
FRENTE FRIA avança e muda o tempo com risco de tempestades, confira quando ela chega
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul chora e se despede da amiga Suzana Berlofa, Pax Oliveira informa sobre o velório
Rafael Corrêa e Agnaldo Lopes, foram convidados pela AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)VICENTINA NA TECNOFAM
VICENTINA: Produtores de Banana são destaque no maior evento para agricultura familiar do Centro-Sul
VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
VICENTINA já vive o clima de uma das festas mais tradicionais do município, CONFIRA toda programação
Fotos: Arquivo/Jornal da NovaA TIROS
Homem e mulher morrem após ataque a tiros