Uma das principais pautas da reunião sobre os hospitais beneficentes de Mato Grosso do Sul, realizada na tarde de quinta-feira (5), no anfiteatro da Santa Casa, em Campo Grande, foi o 13º salário dos funcionários das entidades filantrópicas de saúde do interior do Estado.
Segundo o vice-presidente da Febesul (Federação das Instituições Filantrópicas e Beneficentes de Mato Grosso do Sul), Eliezer Branquinho, um comitê foi até a Governadoria, na manhã de ontem, e solicitou uma reunião com o governador André Puccinelli para pedir ajuda no pagamento.
De imediato, a solicitação é para ser firmado um convênio apenas para pagar o 13º salário dos funcionários, de acordo com Eliezer. A Febesul irá pedir que o dinheiro seja repassado até o dia 20 deste mês, para não atrasar o pagamento.
Um dos motivos que agrava a falta de dinheiro nos hospitais beneficentes do Estado é o convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), cujo repasse é muito baixo, segundo o vice-presidente.
Ele explica que a tabela do SUS tem uma defasagem de 40%. “As despesas aumentam com a inflação, na conta de água, luz, manutenção dos equipamentos, compra de medicamentos, então, como não temos dinheiro, acaba gerando dívida, e temos que apelar para empréstimos”, comenta Eliezer.
Também estavam presentes no evento o diretor-secratário da ABCG, Esacheu Buennas, o presidente da ABCG, Wilson Teslenco, o superintendente da ABCG, Geraldo Justo, a presidente da Febesul, Rosa Vilas Boas, e o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Nélio Sérgio Laureano.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Vamos viver dias terríveis': MS chega a média de 850 casos por dia e internações aumentam

Com exames gratuitos para mulher, UNIGRAN recebe Unidade Móvel do Hospital de Amor em março

Governo prorroga toque de recolher e restrições seguem até 12 de março

Parceria vai levar assist. documentação e benef. para 8 comunidades ribeirinhas na região pantaneira

Confira quantas doses de vacina contra a Covid cada município está recebendo neste 5º lote em MS

Covid-19: Brasil registra 1.541 mortes em 24 horas

Filhote de cachorro nasce com seis patas e duas caudas

Pai e filho morrem de Covid-19 com poucas horas de diferença

Após correção nos sistemas oficiais, MS passa a registrar 3.270 óbitos por coronavírus
