Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 24 de junho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
mulheres

Gravidez de menores de 20 anos caiu no Brasil entre 2000 e 2012

Casos de gravidez em mulheres com menos de 20 anos reduziram em todo o Brasil

4 Nov 2013 - 08h05Por Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de gravidez em mulheres com menos de 20 anos reduziram em todo o Brasil  entre os anos de 2000 e 2012. No início da década, cerca de 750 mil adolescentes foram mães no país. Em 2012, o número caiu para 536 mil. A pasta destaca a Rede Cegonha, programa lançado em 2011, e o Programa Saúde na Escola, que funciona desde 2007 e é desenvolvido em conjunto com o Ministério da Educação, como as principais estratégias de prevenção e cuidado da gravidez na adolescência.

"A partir da estratégia da Rede Cegonha, o Ministério da Saúde estabeleceu uma estratégia de cuidado às mulheres e atenção às adolescentes e jovens. Cuidados para melhorar os serviços de atenção básica. Isso, junto com informações e orientações que os jovens recebem nas escolas, serve para que eles possam ter conhecimento para que quando estiverem com namorados e namoradas possam cuidar da saúde", diz a coordenadora da Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

Segundo Thereza, o Programa Saúde na Escola está presente em 85% dos municípios. A Rede Cegonha atende à quase totalidade do país. Pretende-se trabalhar com a prevenção, a educação e também ter condições de fazer com que a jovem não deixe a escola em caso de gravidez.

A maior parte das gravidezes precoces, como aponta o relatório anual Situação da População Mundial do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU), lançado esta semana, ocorrem entre populações vulneráveis. A estratégia do ministério é atuar também com populações isoladas, como quilombolas, indígenas e de ruas.

Outra ação da pasta é facilitar e ampliar o acesso a métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do Programa Aqui Tem Farmácia Popular. Atualmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres em idade fértil podem escolher métodos contraceptivos como: preservativos, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, minipílula, pílula combinada, diafragma e dispositivo intrauterino (DIU). Nos últimos cinco anos o SUS distribuiu, em média, 500 milhões de unidades de preservativos masculinos.

Outra questão destacada pela coordenadora é que parte dessas jovens sofreu algum tipo de abuso. O governo deve lançar, nos próximos dias, uma cartilha de estratégias para combater a violência contra crianças e adolescentes.

Para difundir a informação, também fora das escolas, os jovens podem acessar pela internet as cadernetas de Saúde de Adolescentes (masculina e feminina) e outros materiais voltados para educação sexual. Eles podem também, no mesmo espaço, tirar dúvidas online.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FRIO - Foto: Bruno Rezende FRENTE FRIA DE INVERNO
Frente fria vem aí, a primeira do inverno que pode registrar mínima de 2°C; confira a previsão
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em projeto para "60+" apoiado pelo Governo de MS, abraço acolhe e atividades afastam depressão
Comunicação Sanesul AÇÕES DA SANESUL
Evolução do tratamento de esgoto mostra o compromisso de MS rumo à universalização
Fotos: Daniel Reino/Setesc JOGOS ESCOLARES
Jogos Escolares de MS oferecem infraestrutura adequada para valorizar o esporte e os participantes
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania. AÇÕES CONTRA VIOLÊNCIA
Comitiva do Amapá vem a MS conhecer boas práticas no enfrentamento à violência contra mulher

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da guerreira Ivani Ferreira, conheça sua história por Adélio Ferreira
IMAGEM: TOP MÍDIA NEWSACIDENTE FATAL
FATAL: Vídeo mostra motorista furando sinal e matando motociclista
(Foto: Idest)ACIDENTE FATAL
Motociclista morre ao bater na traseira de trailer de lanches
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"
JATEÍ - FESTA DA FOGUEIRA
Prefeitura sorteará 80 crianças para área VIP do show da Ana Castela, veja como participar em JATEÍ