Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo lança campanha de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes

19 Out 2021 - 18h36Por Paulo Fernandes, Subcom

Com o objetivo de mobilizar toda a sociedade, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (19), uma campanha educativa de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é feita em parceria com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assomasul, além de outras entidades e órgãos que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes. O lançamento foi feito no auditório da governadoria, com transmissão ao vivo pela internet.

O governador Reinaldo Azambuja explicou que todas as pessoas precisam participar ficar atentas aos sinais e denunciar casos de violência sexual e que a campanha só terá resultado com a participação da comunidade. “Setenta por cento dos casos de abuso contra crianças e adolescentes ocorrem dentro das casas que elas moram e 85% são praticados por parentes ou pessoas muito próximas. É algo extremamente preocupante. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade para denunciar através do Disque 100 e a especialização das nossas polícias para punir esse agressor. Quando você faz uma campanha, você faz o chamamento da sociedade porque não basta só o Governo trabalhar essas ações. Precisamos de uma conscientização de toda a sociedade”, afirmou. 

Além do telefone 100 as denúncias podem ser feitas on-line por meio do site pc.ms.gov.br. Conselhos Tutelares, Defensoria Pública e Ministério Público também podem receber denúncias de violência sexual contra crianças, assim como órgãos da rede socioassistencial (Cras e Creas). E em casos de urgências e emergências, quando a violência estiver acontecendo, é preciso ligar para o telefone 190 para chamar a Polícia Militar. 

Para a prevenção aos crimes é importante saber sempre onde e com quem as crianças e adolescentes estão; ensiná-los a não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho; sempre acompanhá-los em consultas médicas; conversar com os filhos e criar um ambiente familiar tranquilo; conhecer seus amigos, principalmente os mais velhos; supervisionar o uso da internet (Facebook, Twitter, chats etc); e orientar os filhos a não responderem e-mails de desconhecidos, muito menos enviarem fotos, fornecerem dados (nome, idade, telefone, endereço, etc.) ou, ainda, informarem suas senhas da internet a outras pessoas.

Entre os sinais que podem indicar abuso sexual infantil estão: queda do rendimento escolar; mudanças de comportamento e enfermidades psicossomáticas (problemas de saúde, sem aparente causa, como dores de cabeça, erupções na pele, vômitos e dificuldades digestivas). 

O secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura), que também é presidente do programa Prosseguir, acrescentou que, além da campanha, é importante o trabalho contínuo de todas as instituições que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes. “Mais importante que a campanha é a transversalidade das ações e o trabalho permanente de todas as instituições”.

Também participaram do lançamento o deputado estadual Herculano Borges (autor da lei que instituiu a campanha Maio Laranja); a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja; a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargadora Elizabete Anache; o presidente da Assomasul, prefeito Valdir Junior; e os secretários Flavio Cesar (Governo e Gestão Estratégica), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação) e João Cesar Matto Grosso (Cidadania e Cultura), entre outras autoridades. 

Campanha foi lançada nesta terça-feira

Intenção é mostrar que violência sexual é crime

Governador destacou importância de denunciar abusos

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS