Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de setembro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo de MS amplia orientações e apoio às mulheres vítimas de violência

3 Dez 2025 - 15h02Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Para padronizar o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar em Mato Grosso do Sul, pelos servidores da Polícia Civil, o Governo do Estado normatizou as orientações que devem ser oferecidas para o registro de ocorrências, pedido de medidas protetivas de urgência e acesso à rede de apoio. Todos os serviços devem chegar às mulheres que precisam de atendimento, independentemente do registro criminal.

A medida considera, entre outras coisas, o acordo de cooperação técnica firmado entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o TJMS (Tribunal de Justiça do Estado), para atendimento célere das medidas protetivas de urgência.

A adequação dos procedimentos no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica também leva em conta a importância da integração e do encaminhamento imediato e incondicional das vítimas à rede de atendimento e apoio psicossocial, jurídico e de saúde, mesmo que não haja registro formal de boletim de ocorrência ou pedido de medida protetiva.

A portartia normativa da DGPC (Delegacia-Geral da Polícia Civil de MS), publicada hoje (3) no Diário Oficial do Estado, tornou obrigatória a orientação padronizada a ser prestada pelos policiais civis às vítimas de violência doméstica e familiar que buscarem auxílio.

A medida tem como objetivo formalizar as informações especialmente em relação ao pedido de medidas protetivas, sobre a rede de atendimento e apoio, que podem ser concedidos mesmo que não haja registro de ocorrência criminal.

Outra questão é que a solicitação de medida protetiva de urgência pode ser realizada de forma presencial nas delegacias de Polícia Civil ou pela internet no site https:// sistemas.tjms.jus.br/medidaProtetiva/.

Esta é mais uma ação do Governo do Estado para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que em setembro também ampliou o atendimento e a apuração de crimes de violência doméstica.

As medidas fortalecem todo o sistema de proteção às vítimas de violência doméstica, diante de um cenário preocupante de aumento dos índices de violência doméstica no Estado, conforme dados oficiais da Sejusp. Atualmente, a Polícia Civil registra uma média de 1.725 ocorrências por mês de violência doméstica no Estado.

Durante o ano, a Polícia Civil já registrou avanços significativos no enfrentamento à violência doméstica, com a criação de Grupos de Trabalho (GTs) na Delegacia-Geral para revisar procedimentos e eliminar demandas represadas. Desde o início do ano, foram analisados aproximadamente 6 mil boletins de ocorrência, que receberam os devidos encaminhamentos.

Além disso, novas tecnologias são implementadas para modernizar a gestão e aumentar a eficiência do atendimento, em Campo Grande e no interior do Estado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende / Secom (arquivo)

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fatima do Sul se despede de Maria Aparecida, mãe da Rosaninha do Ceim Abelhinha
SAUDE
Cirurgia inédita traz pele do PR para salvar criança com 60% do corpo queimado
TRAGÉDIA
Quem são as 5 vítimas de acidente de helicóptero que matou o cantor Rick
Verao_Maior_Parana Rick_e_Renner 13 01 24_54_(Rick_Sollo) Luto no Sertanejo
Rick, da dupla com Renner, morre aos 59 anos em acidente de helicóptero em Santa Catarina
TRISTEZA
'A paixão dele era a bicicleta', diz pai de menino morto atropelado por ônibus

Mais Lidas

RIO DOURADOS EM FÁTIMA DO SUL - FOTO: BLOG FAVO DE MELRegião
Homem que havia sido dado como desaparecido no Rio Dourado em Fátima do Sul é encontrado em casa
ILUSTRAÇÃODESAPARECIDO
Bombeiros realizam buscas por homem que pode ter desaparecido no Rio Dourados em Fátima do Sul
FOTOS: MS NEWSTRAGICO ACIDENTE
Árvore cai e mata motociclista entre Vicentina e Jateí na BR-376
VICENTINA
Wilson Araújo: Prefeitura de Vicentina tem novo secretário municipal
ACIDENTE FATAL
Ciclista é atingida por caminhão boiadeiro e morre em Cidade do MS (vídeo)