Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
FRIO E CHUVA CHEGANDO

Geada prevista para semana que vem é rara em maio e pode afetar lavoura

12 Mai 2022 - 10h52Por Helio de Freitas / CAMPO GRANDE NEWS

O friozão esperado para a semana que vem em boa parte de Mato Grosso do Sul tem previsão até de formação de geada em municípios da região sul, incluindo Dourados. Se acontecer, será fato raro e poderá trazer risco para lavouras de milho.

Segundo dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, serviço criado em 1981, nos últimos 41 anos só teve geada no mês de maio em Dourados em 1986 (4ºC no dia 31), 1988 (3,7 no dia 31), 1990 (3,2 no dia 19 e 3,0 no dia 23), 1999 (3,9 no dia 21) e 2007 (3,8 no dia 25 e 3,9 no dia 30).

Previsão atualizada da empresa Climatempo indica uma semana de frio intenso na região de Dourados a partir de terça-feira (17). Nesse dia, a mínima prevista é de 7 graus e a máxima de 19. Para quarta e quinta, a mínima esperada é de 4 graus e máxima de 17 e 20 graus, respectivamente.

A Climatempo prevê mínimas de 5 graus e máxima de 21 na sexta-feira e no sábado e queda ainda mais acentuada no domingo (22), com mínima prevista de 3 graus e máxima de 21. A previsão aponta temperaturas mínimas abaixo de 8 até o dia 23 de maio.

Carlos Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, informou ao Campo Grande News que se a previsão de 4 graus para quarta se confirmar há risco de geada de intensidade fraca nas baixadas.

“Geadas em maio são raras em Dourados. Com base no nosso banco de dados (41 anos), metade das geadas ocorre em julho, 25% em junho e 15% em agosto. Em maio, menos de 5%”, afirmou o pesquisador.

Segundo Ricardo Fietz, é importante destacar, até para não assustar a população, que temperaturas mínimas próximas de 4 graus trazem risco de formação de geada fraca, localizada geralmente em baixadas. “Com mínimas próximas de 1 grau a situação complica, pois forma geada de intensidade forte, que é abrangente”.

Na avaliação do pesquisador, o frio previsto para a semana que vem não deve trazer risco para as lavouras de milho, que estão se desenvolvendo bem, com condições ideais de umidade. Entretanto, se a geada for mais forte, há risco de prejuízo.

“Tem muito milho na fase reprodutiva, pendoando, muito sensível a geadas. O milho plantado cedo, no início de fevereiro, por exemplo, já está com os grãos duros e não corre mais risco. Vamos torcer para que a mínima fique próxima a 4 graus mesmo”, afirmou. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

 

Leia Também

Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na Redação TRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente
VAI FALTAR ÁGUA FÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Fotos: Ricardo Agra/SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Tecnologia auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
VACINA - Foto: Bruno Rezende/Arquivo ALUNO IMUNIZADO
Aluno Imunizado: SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública
POLÍCIA CIENTIFICA - Foto: Divulgação COMBATE A DENGUE EM MS
Polícia Científica mobiliza 'Dia D' de combate à dengue na próxima quarta-feira

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente