Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
EXPLOSÃO DO COVID-19

Em Rio Brilhante, explosão de casos de covid pode segurar população em casa

Em uma semana, casos passaram de quatro para 62 e prefeito diz que isso deve assustar. "Nunca vi gostar de passear desse jeito"

2 Jun 2020 - 12h18Por Campo Grande News

Há uma semana, Rio Brilhante, a 164 quilômetros de Campo Grande, tinha quatro casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (covid-19), situação que não chamava atenção no mapa de infecção em MS. Mas, hoje, a realidade é outra: o boletim municipal já terá 62 casos confirmados da doença, uma explosão descoberta a partir da testagem em massa de funcionários do frigorífico instalado em Dourados, e pode piorar com a falta de compromisso da população.

De Rio Brilhante, 194 pessoas seguem regularmente para trabalho no frigorífico da JBS em Dourados, mas, a rotina foi quebrada com a chegada da pandemia. Depois do primeiro caso confirmado da doença de funcionária da empresa, foi iniciada a testagem em massa e o cenário preocupante foi se formando.

Segundo o prefeito Donato Lopes da Silva (PSDB), dos 62 casos confirmados hoje, 58 são de funcionários do frigorífico e outros quatros relacionados à Usina Biosev (álcool e açúcar), sendo três funcionários e um empresário, prestador de serviço.

Em Rio Brilhante, todos os funcionários das empresas que passaram pela testagem ficaram de atestado por quatro dias; os que tiveram resultado positivo para doença, 14 dias e isolamento social, sendo monitorados todos os dias pelas equipes de saúde do município.

Silva diz que ainda faltam 48 exames dos funcionários do frigorífico e ele acredita que, pela média, 18 devem ser confirmados para a doença.

A preocupação, segundo ele, é que não há como estancar ainda essa disseminação, pois, agora, o risco também são os familiares dessas pessoas. “Tem gente que está bem, sem sintomas, mas mora com a avó de 72 aos de idade; ou que a mulher da pessoa, que não sabia, tomou tereré com a vizinha, a ramificação é muito grande”.

O prefeito disse que esse comportamento é a grande preocupação, pois, até agora, os casos confirmados vieram de ambientes conhecidos, mas, sem o comprometimento da população, pode se alastrar indiscriminadamente.

“Nunca vi gostar de passear desse jeito”, critica, ao comentar o índice de 48% de isolamento social, que chegou a colocar Rio Brilhante nas últimas posições no ranking estadual. Silva acredita que o transporte de ônibus coletivo e de funcionários das empresas pode ser um dos focos de maior atenção e, por isso, as barreiras sanitárias foram implantadas assim que o País entrou em alerta com a pandemia da covid-19.

No dia 19 de maio, em uma dessas barreiras, dois ônibus de funcionários da JBS foram parados e 16 deles tiveram que ficar em isolamento, depois que 4 apresentaram sintomas da doença.

Agora, com explosão de casos, acredita que a população possa ficar atenta. “O povo assusta, espero que passe a colaborar”. A cidade impôs toque de recolher das 22h às 5h, funcionamento restrito do comércio, apenas para serviços essenciais até 19h e uso obrigatório de máscara dentro de ambientes fechados.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da JBS para saber se o funcionamento do frigorífico será mantido e aguarda retorno.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) acompanha a situação dos frigoríficos no Estado que, até sexta-feira (29) reuniam 168 casos confirmados da doença em unidades de Dourados, Bonito e Guia Lopes da Laguna.

Até a semana passada, a avaliação do procurador do MPT, Jeferson Pereira, considerou que a abertura das empresas anda era viável por ser atividade essencial e que estão sob constante vigilância e que ainda não se sabe se o foco da disseminação seriam esses frigoríficos ou o contato externo da população. A reportagem entrou em contato para atualizar o posicionamento e aguarda retorno.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul