Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
dourados

Em Dourados, 30% dos doadores de sangue estão inativos

São mais de 8 mil cadastros paralisados. Hemocentro inicia campanha para estimular doadores.

25 Nov 2013 - 13h14Por Dourados Agora

Em Dourados, dos 29 mil cadastros de doação de sangue, cerca de 30% estaria inativo segundo estimativa não oficial do Hemocentro. De acordo com a assistente social Rosa Fernandes, os motivos das desistências, que acontecem em todo o país, são variados. Segundo Rosa, enquanto alguns doadores mudaram de endereço, ou alegam falta de tempo, outros adquiriram alguma doença crônica ao longo dos anos, o que impede as doações. No Dia Nacional Do Doador de Sangue, além de homenagear aqueles que ajudam a salvar vidas em Dourados, o Hemocentro tem como desafio aumentar o número de cadastros.

Segundo ela, apesar dos inativos, o Hemocentro vem conseguindo manter a média de atendimentos. São coletados em torno de 1 mil bolsas mensais de sangue. Em torno de 80% é utilizado e 20% compõe o estoque. Cada bolsa dura em tor-no de 35 dias e quando não alguma tipagem sanguínea está em déficit o socorro vem de doações no Hemocentro de Campo Grande. Cada doador coleta o sangue a cada dois ou três meses.

Segundo Rosa, as baixas também são constatadas de um ano para outro. Segundo ela de 2012 para 2013, cerca de 10% dos doadores deixaram de comparecer ao hemocentro. “Há cerca de 4 anos anos atrás, as empresas estimulavam a doação de sangue e as pessoas priorizavam de forma rotineira este ato de salvar vidas. Hoje uma parcela das pessoas cadastradas não encontram mais tempo para doar”, lamenta.

Por causa disso, segundo Rosa, o Hemocentro de Dourados, que funciona de segunda a sexta-feira vai abrir uma vez por mês também aos sábados em horário das 7h ás 12h. A primeira iniciativa neste sentido acontece no próximo dia 14. Agora para o final de ano Rosa diz que é de fundamental importância que as pessoas doem sangue tenho em vista a baixa registrada com as férias e os índices de acidentes que tendem a aumentar.

Expectativa

Rosa vê boas expectativas de aumento nas doações com o fato do governo federal ampliar a idade máxima de doação de sangue para 69 anos. Antes esta faixa etária era de 16 a 67 anos. “Nós temos pessoas que doaram por muito tempo e que só pararam por causa da idade máxima permitida”, destaca. Com as idades mínima e máxima para doação ampliadas, 8,7 milhões novos voluntários em todo o país poderão contribuir para manter os bancos de sangue.

Direitos

Segundo a Lei 219/09, os doadores voluntários de sangue do Estado têm direito ao mesmo atendimento dos idosos em filas de bancos e no âmbito da Justiça Estadual, com relação à prioridade. O doador também tem 50% de desconto na entrada de estabelecimentos de diversão ou cultural, como também de atividades recreativas. Para ter direito aos benefícios, o individuo precisa possuir a carteira de identificação do doador, fornecida pelos hemocentros e bancos de sangue. A carteira tem validade de um ano. Em to do o país, quando um cidadão doa sangue, ele tem direito a um dia de folga, no período de um ano, assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Critérios

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O hemocentro fica na Rua Waldomiro de Souza, 295 anexo ao Pam, na Vila Industrial. Mais informações, pelo telefone 3424.4192 ou 0400.

Hemocentro de Dourados inicia atendimentos uma vez por mês no sábado para aumentar estoque.
Foto : Hédio Fazan

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DEODÁPOLIS DE LUTO
DEODÁPOLIS: Distrito de Lagoa Bonita se despede de Julieta Simplício, informa a Pax Oliveira
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de Antônio Felix, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro