Em Dourados, dos 29 mil cadastros de doação de sangue, cerca de 30% estaria inativo segundo estimativa não oficial do Hemocentro. De acordo com a assistente social Rosa Fernandes, os motivos das desistências, que acontecem em todo o país, são variados. Segundo Rosa, enquanto alguns doadores mudaram de endereço, ou alegam falta de tempo, outros adquiriram alguma doença crônica ao longo dos anos, o que impede as doações. No Dia Nacional Do Doador de Sangue, além de homenagear aqueles que ajudam a salvar vidas em Dourados, o Hemocentro tem como desafio aumentar o número de cadastros.
Segundo ela, apesar dos inativos, o Hemocentro vem conseguindo manter a média de atendimentos. São coletados em torno de 1 mil bolsas mensais de sangue. Em torno de 80% é utilizado e 20% compõe o estoque. Cada bolsa dura em tor-no de 35 dias e quando não alguma tipagem sanguínea está em déficit o socorro vem de doações no Hemocentro de Campo Grande. Cada doador coleta o sangue a cada dois ou três meses.
Segundo Rosa, as baixas também são constatadas de um ano para outro. Segundo ela de 2012 para 2013, cerca de 10% dos doadores deixaram de comparecer ao hemocentro. “Há cerca de 4 anos anos atrás, as empresas estimulavam a doação de sangue e as pessoas priorizavam de forma rotineira este ato de salvar vidas. Hoje uma parcela das pessoas cadastradas não encontram mais tempo para doar”, lamenta.
Por causa disso, segundo Rosa, o Hemocentro de Dourados, que funciona de segunda a sexta-feira vai abrir uma vez por mês também aos sábados em horário das 7h ás 12h. A primeira iniciativa neste sentido acontece no próximo dia 14. Agora para o final de ano Rosa diz que é de fundamental importância que as pessoas doem sangue tenho em vista a baixa registrada com as férias e os índices de acidentes que tendem a aumentar.
Expectativa
Rosa vê boas expectativas de aumento nas doações com o fato do governo federal ampliar a idade máxima de doação de sangue para 69 anos. Antes esta faixa etária era de 16 a 67 anos. “Nós temos pessoas que doaram por muito tempo e que só pararam por causa da idade máxima permitida”, destaca. Com as idades mínima e máxima para doação ampliadas, 8,7 milhões novos voluntários em todo o país poderão contribuir para manter os bancos de sangue.
Direitos
Segundo a Lei 219/09, os doadores voluntários de sangue do Estado têm direito ao mesmo atendimento dos idosos em filas de bancos e no âmbito da Justiça Estadual, com relação à prioridade. O doador também tem 50% de desconto na entrada de estabelecimentos de diversão ou cultural, como também de atividades recreativas. Para ter direito aos benefícios, o individuo precisa possuir a carteira de identificação do doador, fornecida pelos hemocentros e bancos de sangue. A carteira tem validade de um ano. Em to do o país, quando um cidadão doa sangue, ele tem direito a um dia de folga, no período de um ano, assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Critérios
Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O hemocentro fica na Rua Waldomiro de Souza, 295 anexo ao Pam, na Vila Industrial. Mais informações, pelo telefone 3424.4192 ou 0400.

Foto : Hédio Fazan
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Vale em todo o MS: Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em MS

FIDI 2025: Bonito reafirma destaque mundial em sustentabilidade com certificação de Carbono Neutro

Acima da média nacional, MS apresenta 63% de índice de aleitamento materno exclusivo

SES auxilia na compra de raio-X panorâmico para equipar municípios com estrutura odontológica avança

Clínicas Daytop Brasil e Hazelden BR divulgam NOTA de ESCLARECIMENTO PÚBLICO em Fátima do Sul
Mais Lidas

Pescadora amadora fisga Jaú de 1,36 m na Barra Dourada do Rio Brilhante

Clínicas Daytop Brasil e Hazelden BR divulgam NOTA de ESCLARECIMENTO PÚBLICO em Fátima do Sul

Prefeitura de MS abre processo seletivo com salários de até R$ 3,2 mil, veja como fazer

Parceria inédita recupera ponte e garante mobilidade e integração entre Vicentina e Caarapó
