Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
PANDEMIA

Em cinco meses, Drive-Thrus testaram mais de 73 mil pessoas com suspeita de Covid-19 em MS

O Boletim do Coronavírus publicado nesta quinta-feira (3), informa que Corumbá segue com o maior índice de identificação positiva de casos confirmados por meio de teste PCR.

4 Set 2020 - 09h03Por Portal do MS

Os Drive-Thrus criados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), testaram 73,4 mil pessoas entre testes rápidos e swab em Mato Grosso do Sul. As quatro unidades montadas em Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande foram responsáveis pela identificação de 11,6 mil casos positivos no Estado até o momento.

Boletim do Coronavírus publicado nesta quinta-feira (3), informa que Corumbá segue com o maior índice de identificação positiva de casos confirmados por meio de teste PCR. O índice corresponde a 30,3% (1.946 casos confirmados) por PCR e 21,7% (429 casos confirmados) de testes rápidos. O município já testou 8.395 pessoas.

Dourados ocupa a segunda posição, com 20,4% (2.121 casos positivos) por meio do PCR e 13,2% (605 casos positivos) identificados nos testes rápidos. O município já testou 14.977 pessoas. Campo Grande vem logo em seguida, com 14,8% (5.567 casos positivos) por meio de PCR e 4,6% (312 casos positivos) de testes rápidos. A Capital já testou 44.287 pessoas. E Três Lagoas, com 13,3% (553 casos confirmados) por meio do PCR e 7% (115 casos positivos) nos testes rápidos. A cidade testou 5.808 pessoas.

O balanço geral aponta que 73.467 pessoas foram testadas, sendo 58.555 pelo PCR e 14.912 por testes rápidos. Deste total, 11.648 foram identificados positivos, sendo 10.187 por meio do PCR e 1.461 por meio dos testes rápidos. Os demais dados foram descartados. Em Campo Grande, por exemplo, 500 testes rápidos são realizados pelo drive e mais 258 coletas de RT-PCR são realizados semanalmente.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a parceria está muito boa, com todas as secretarias estaduais e demais órgãos vinculados ao Governo do Estado, na luta contra o coronavírus. “Essa foi uma determinação do governador Reinaldo Azambuja, por saber que somente iremos vencer essa guerra, se trabalharmos articulados, com ações do Estado, União e Municípios”.

A implantação de mais postos de testagem, como o da E.E. Lúcia Martins Coelho, no período noturno, ampliou o acesso dos trabalhadores aos exames. O local foi responsável pela realização de 17.746 mil testes rápidos correspondendo a 15,4% (2.734 casos positivos).

O agendamento

Por meio do Drive-Thru, são disponibilizados à população diagnósticos de coronavírus em que os testes são realizados dentro do próprio veículo, com o mínimo de contato, de forma segura, eficiente e rápida.

A consulta é agendada via telefone 0800 647 0911 e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de cinco minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Rodson Lima, SES

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho