Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de fevereiro de 2021
SADER_FULL
Busca
PANDEMIA

Em cinco meses, Drive-Thrus testaram mais de 73 mil pessoas com suspeita de Covid-19 em MS

O Boletim do Coronavírus publicado nesta quinta-feira (3), informa que Corumbá segue com o maior índice de identificação positiva de casos confirmados por meio de teste PCR.

4 Set 2020 - 09h03Por Portal do MS

Os Drive-Thrus criados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), testaram 73,4 mil pessoas entre testes rápidos e swab em Mato Grosso do Sul. As quatro unidades montadas em Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande foram responsáveis pela identificação de 11,6 mil casos positivos no Estado até o momento.

Boletim do Coronavírus publicado nesta quinta-feira (3), informa que Corumbá segue com o maior índice de identificação positiva de casos confirmados por meio de teste PCR. O índice corresponde a 30,3% (1.946 casos confirmados) por PCR e 21,7% (429 casos confirmados) de testes rápidos. O município já testou 8.395 pessoas.

Dourados ocupa a segunda posição, com 20,4% (2.121 casos positivos) por meio do PCR e 13,2% (605 casos positivos) identificados nos testes rápidos. O município já testou 14.977 pessoas. Campo Grande vem logo em seguida, com 14,8% (5.567 casos positivos) por meio de PCR e 4,6% (312 casos positivos) de testes rápidos. A Capital já testou 44.287 pessoas. E Três Lagoas, com 13,3% (553 casos confirmados) por meio do PCR e 7% (115 casos positivos) nos testes rápidos. A cidade testou 5.808 pessoas.

O balanço geral aponta que 73.467 pessoas foram testadas, sendo 58.555 pelo PCR e 14.912 por testes rápidos. Deste total, 11.648 foram identificados positivos, sendo 10.187 por meio do PCR e 1.461 por meio dos testes rápidos. Os demais dados foram descartados. Em Campo Grande, por exemplo, 500 testes rápidos são realizados pelo drive e mais 258 coletas de RT-PCR são realizados semanalmente.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a parceria está muito boa, com todas as secretarias estaduais e demais órgãos vinculados ao Governo do Estado, na luta contra o coronavírus. “Essa foi uma determinação do governador Reinaldo Azambuja, por saber que somente iremos vencer essa guerra, se trabalharmos articulados, com ações do Estado, União e Municípios”.

A implantação de mais postos de testagem, como o da E.E. Lúcia Martins Coelho, no período noturno, ampliou o acesso dos trabalhadores aos exames. O local foi responsável pela realização de 17.746 mil testes rápidos correspondendo a 15,4% (2.734 casos positivos).

O agendamento

Por meio do Drive-Thru, são disponibilizados à população diagnósticos de coronavírus em que os testes são realizados dentro do próprio veículo, com o mínimo de contato, de forma segura, eficiente e rápida.

A consulta é agendada via telefone 0800 647 0911 e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de cinco minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Rodson Lima, SES

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Sambista, ela era um dos principais nomes da música morre de Covid aos 49 anos
Até na chuva clamor por médico é realizado - Crédito: Reprodução Facebook LUTA PELA VIDA
COM COVID, Médico em estado grave recebe orações diárias em frente a hospital em MS
DIAS TERRÍVEIS
'Vamos viver dias terríveis': MS chega a média de 850 casos por dia e internações aumentam
DOURADOS - UNIGRAN
Com exames gratuitos para mulher, UNIGRAN recebe Unidade Móvel do Hospital de Amor em março
TOQUE DE RECOLHER
Governo prorroga toque de recolher e restrições seguem até 12 de março
AÇÕES DO GOVERNO MS
Parceria vai levar assist. documentação e benef. para 8 comunidades ribeirinhas na região pantaneira
VACINAS POR MUNICÍPIOS
Confira quantas doses de vacina contra a Covid cada município está recebendo neste 5º lote em MS
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Covid-19: Brasil registra 1.541 mortes em 24 horas
CASO RARO
Filhote de cachorro nasce com seis patas e duas caudas
TRISTEZA NA FAMILIA
Pai e filho morrem de Covid-19 com poucas horas de diferença