Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
TRATAMENTO HUMANIZADO

Em carta, internas agradecem qualidade nas refeições e tratamento humanizado no presídio de Jateí

No texto, as reeducandas agradecem desde as custodiadas que trabalham no plantio de verduras na horta do presídio, cozinheiras à diretora da unidade.

16 Jul 2020 - 13h04Por Agepen

Jateí (MS) - A direção do Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, em Jateí, foi surpreendida com uma carta, assinada por praticamente todas as internas, agradecendo pela alimentação que é servida no local, o que demonstra "preocupação com o bem-estar de todas", conforme cita um dos trechos.

No texto, as reeducandas agradecem desde as custodiadas que trabalham no plantio de verduras na horta do presídio, cozinheiras à diretora da unidade.
A carta ressalta que os alimentos são muito bem preparados e de boa qualidade, citando também verduras e legumes cultivados na própria unidade "com muito carinho", que reforçam as refeições.

"Estou orgulhosa pelo reconhecimento das internas. Nos dá a sensação de dever cumprido, de ver que a nossa forma de trabalho está gerando resultados, e de que estamos no caminho certo", destaca a diretora do Presídio Solange Pereira.

Para a dirigente, o registro feito pelas detentas é resultado do alinhamento na forma de trabalho entre a direção e os servidores, nos atendimentos dispensados às internas.

As refeições no presídio são de responsabilidade de uma empresa terceirizada. O cardápio é elaborado pela nutricionista da empresa, que as orienta as três custodiadas que trabalham na cozinha do local. Pelo serviço eles recebem remuneração e remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução penal (LEP).

Diariamente, uma servidora penitenciária, responsável pela fiscalização do contrato com a empresa terceirizada, também acompanha a execução do serviço.

Um diferencial importante, na opinião da diretora, é o cultivo da horta, de onde são colhidas diversas variedades de verduras e leguminosas como: alface, couve, rúcula, almeirão, berinjela, rabanete e cheiro verde. Tudo é aproveitado na preparação das refeições.

Com cerca de 70 reeducandas atualmente, o presídio de Jateí têm desenvolvido várias ações voltadas para a humanização da pena e reinserção social. Um exemplo é o pioneirismo na parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Prefeitura de Jateí, Ministério Público e Poder Judiciário, através da qual as custodiadas, mesmo em cumprimento do regime fechado, atuam na limpeza urbana da cidade; convênio que exite desde abril de 2018.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho