Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
MEDICAMENTOS VENCIDOS

Dourados recebe no sábado drive thru de Descarte Correto de Medicamentos

A primeira ação foi realizada em maio deste ano em Campo Grande e foi um sucesso

15 Set 2020 - 07h28Por 94 FM

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) realizará no dia 19 de setembro, em Dourados, um Drive Thru de Descarte Correto de Medicamentos e Eletrônicos. A primeira ação foi realizada em maio deste ano em Campo Grande e foi um sucesso e agora a ideia é expandir a iniciativa para conscientizar mais pessoas sobre o descarte correto e assim contribuir com a saúde das famílias e proteger o meio ambiente.

Muitas famílias possuem em casa a "caixinha de medicamentos" e muitas vezes, parte deles vencidos. A destinação correta ajuda a evitar acidentes domésticos, principalmente com as crianças em casa, como também a preservação do meio ambiente, pois se descartado corretamente, evitará com que seja jogado no vaso sanitário, na pia ou qualquer outro ambiente. A situação dos eletrônicos é a mesma coisa, acabam sendo jogados em vias públicas.

Como neste período de pandemia a orientação é distanciamento social, a população poderá fazer o descarte do medicamento e do lixo eletrônico sem descer do veículo. O Drive Thru será no estacionamento da Farmácia Pague Menos, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2596.

Imagem: Assessoria/CRF-MS

Imagem: Assessoria/CRF-MS

Vale destacar que qualquer tipo de medicamento pode ser descartado no recipiente adequado. Quanto aos eletrônicos, a Recic.LE receberá televisores inteiros, computadores, celulares, impressoras, telefones, calculadoras, teclados, som, entre outros. Na parte dos eletrônicos não pode ser descartado: pilhas, lâmpadas, tubo de TV, toner de impressoras ou produtos desmontados.

 

Em Mato Grosso do Sul existe a Lei Estadual Nº 5180 DE 12/04/2018 que torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias. A lei obriga as farmácias e drogarias manterem recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados ou com prazo de validade expirado, a disposição dos clientes.

Descarte

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, em 2019, apurou qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem, e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos.  Nas Regiões Centro-Oeste/Norte, o porcentual é ainda maior, 85%. O índice somente é superado pelo apurado na Região Nordeste, 87%. Nas regiões Sudeste e Sul os porcentuais foram de 75% e 53%, respectivamente. Pelos resultados da pesquisa, a maioria da população descarta sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos no lixo comum. Quase 10% afirmaram que jogam os restos no esgoto doméstico (pias, vasos sanitários e tanque).

A pesquisa constatou ainda que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Na região centro-oeste/norte este índice sobe para 80%, nordeste fica em 79%, sudeste (77%), sul (71%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEPUTADO COM CORONAVÍRUS
Após 3 dias internado com covid, Onevan tem alta médica e cumpre quarentena em casa
Dourados foi um dos municípios que regrediu PROSSEGUIR
Governo de Mato Grosso do Sul atualiza bandeiras dos municípios
Os gestores enfatizaram que a doença não está sob controle MS - 1.217 MORTES
Mato Grosso do Sul confirma mais 13 óbitos e eleva número de vítimas da Covid para 1.217
Glória de Dourados tem 18 casos suspeitos e 07 confirmados, MS tem mais 78 e chega a 1.646 GLÓRIA DE DOURADOS - BOLETIM
CORONAVÍRUS: Mais novos casos confirmados são registrados nas últimas 24h em Glória de Dourados
Foram registrados ainda 13 novos óbitos, com idades que variam entre 56 e 91 anos, passando para 1.204 mortes PANDEMIA
MS sofre resultado das aglomerações de 7 de setembro e registra 652 novos casos
100 EMPREGOS
MS tem 30 mil pessoas afastadas do trabalho devido a pandemia
A queda na média móvel é significativa NOTICIA BOA
Pela 1ª vez, MS registra queda na média móvel de mortes e casos de coronavírus
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
VÍTIMA DE COVID-19
Pastor da Terceira Igreja Batista morre de covid-19 em MS
DEPUTADOS COM COVID-19
Com coronavírus, Onevan deixa mensagem de como está seu quadro de saúde e agradece pelo carinho