Menu
SADER_FULL
domingo, 11 de abril de 2021
SADER_FULL
Busca
VACINA SUMIU EM MS

Doses de vacina desaparecem e prefeitura abre processo administrativo para apurar 'sumiço' em MS

Segundo o site local, Jornal da Nova, no dia 24 de janeiro deste ano, durante o processo de trabalho

6 Abr 2021 - 10h47Por Top Mídia com Jornal da Nova

Prefeitura Municipal em Nova Andradina está apurando o sumiço de 10 doses de vacina Coronavac contra covid-19. As doses teriam sumido no mês de janeiro deste ano, no ESF (Estratégia Saúde Família) Centro. 

Conforme divulgado, uma servidora é alvo de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) instaurado há 18 dias, que apura possíveis irregularidades no manejo de doses de vacinas disponibilizadas pelo Governo Federal e transferidas pelo Governo do Estado para os municípios.

Segundo o site local, Jornal da Nova, no dia 24 de janeiro deste ano, durante o processo de trabalho, a servidora ocasionou o desperdício de uma dose do imunobiológico da covid-19 por queda do produto.

Dois dias depois, a mesma servidora ministrou uma dose sem a prévia autorização por parte da equipe de Vigilância Epidemiológica, uma vez que a paciente que recebeu o imunizante (profissional de saúde médica I.M.C.) não preenchia os requisitos para recebê-lo, pois profissional não dispõe de vínculo com rede pública ou privada no município.  

Depois, no mesmo dia, foram dispensadas 120 doses do imunobiológico Coronavac à ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Centro, sendo que, na prestação de contas realizada pela servidora, recebida pela equipe de Vigilância no dia 5 de fevereiro, observou-se que foram administradas apenas 111 doses.  

Em sua defesa, a servidora justificou que nove doses da Coronavac foram inviabilizadas para administração no dia 2 de fevereiro em decorrência de expirar o prazo de 8h para a sua utilização após abertura do frasco, pois teria ido à Delegacia de Polícia Civil registrar um boletim de ocorrência de uma situação que havia acontecido no ESF Centro. 

Em mais uma denúncia, a servidora prescreveu no relatório de prestação de contas que ministrou a primeira dose da vacina Coronavac numa servidora técnica de enfermagem da ESF Centro, sendo que a mulher afirmou que não recebeu.

A servidora também foi denunciada por ministrar, no dia 20 de janeiro, na Funsau/NA (Fundação de Serviços de Saúde em Nova Andradina) uma dose em funcionária pública sem constar no relatório de prestação de contas, bem como sem possuir dose disponível.

A Secretaria Municipal de Saúde orientou que no final de cada expediente, se existisse frasco aberto com doses de imunobiológico da covid-19, deveria comunicar os coordenadores para que outras pessoas fossem encaminhadas para a imunização, a fim de não acontecer desperdício das doses.

Diante disso, a servidora está respondendo o Processo Administrativo Disciplinar pelo desperdício de 10 doses do imunobiológico da covid-19, bem como por ter ministrado doses, em tese, em pessoa sem prévia autorização por parte da Vigilância Epidemiológica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO ESTADO EM DOURADOS
Estado instala dez leitos de UTI'S no Hospital da Vida, em Dourados
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Sanesul prioriza qualidade de água com controle rigoroso e monitoramento diário
óbitos CORONAVÍRUS NO MS
Jovem de 20 anos está entre as 52 mortes por Covid nas últimas 24 horas em MS
LUTO NA POLÍCIA MILITAR
LUTO NA PM: Soldado morre aos 31 anos vítima da Covid em MS
FÁTIMA DO SUL ENTRE AS 15 CIDADES
Fátima do Sul entra no pacote de repasse de R$ 3,5 milhões para 15 cidades enfrentar a Covid em MS
VIRGEM MARIA
Mulher engravida sem ter feito sexo e dá à luz uma menina: "Chocada"
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha cobra prefeitura de Dourados aplicação dos recursos de emendas já pagas
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Sedhast lança edital de R$ 1,5 milhão para atender entidades que visam reduzir efeitos da pandemia
Confira como fica a divisão das doses da vacina contra Covid para os grupos prioritários no MS - Bruno Henrique VACINA CONTRA COVID-19
Confira como fica a divisão das doses da vacina da 12ª remessa para os grupos prioritários no MS
ALÔ VICENTINA
VICENTINA: Vacinação nesta sexta de 64 anos ou mais e sábado 2ª dose aos que vacinaram dia 13/03