Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de abril de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
CUIDADO

Dinheiro é sujo e pode ajudar a transmitir doenças como o Coronavirus

Na China, o Banco Popular Chinês mandou lavar as notas e, em alguns casos, até destruir as que estiverem potencialmente infectadas pelo novo coronavírus

18 Fev 2020 - 11h15Por Extra

O dinheiro é sujo. Essa não é uma ligação a qualquer atividade ilícita, mas uma constatação de cientistas de várias partes do mundo. As cédulas carregam milhares de bactérias, vírus e outros micro-organismos. Na China, o Banco Popular Chinês mandou lavar as notas e, em alguns casos, até destruir as que estiverem potencialmente infectadas pelo novo coronavírus, como uma forma de tentar conter a epidemia que já infectou mais de 72 mil pessoas em todo o mundo e matou pelo menos 1.800, a maioria no país asiático.

— Como o dinheiro passa nas mãos de várias pessoas, a chance de contaminação é grande, mas isso não significa que você fica doente apenas por ter mexido em notas. Tudo o que é usado por muitas pessoas, como maçanetas,barras de apoio de transportes coletivos e botões de elevador também apresentam risco — afirma Alberto Chebabo, médico infectologista do Bronstein Medicina Diagnóstica.

Doenças virais respiratórias, como a gripe, podem ser transmitidas por meio de dinheiro caso a pessoa que esteja doente maneje as notas após espirrar e não lavar as mãos, e aquele que receber também manipule as cédulas e leve as mãos ao rosto antes de higienizá-la.

Um estudo feito por pesquisadores americanos identificou quase três mil micro-organismos em notas de 1 dólar que circulavam em Nova York, nos EUA. Os cientistas descobriram uma grande quantidade de bactérias, a maioria inofensivas, como as que estão presentes na superfície da pele, assim como bactérias da flora vaginal, micróbios da boca, DNA de animais domésticos e vírus.

A melhor maneira de se proteger contra possíveis infecções causadas por micro-organismos é lavando as mãos com frequência.

— Não adianta trocar todas as notas que estão em circulação e colocar outras novas, pois elas vão passar de mão em mão novamente. O que precisamos é retomar os hábitos de higiene das mãos — diz Cristiane Rosa Ribeiro, médica infectologista e assessora da qualidade do Hospital Adventista Silvestre.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - NA POLONIO IMÓVEIS
Cirurgião Plástico fala sobre os motivos que o levaram a optar pelo Dourados Medical Center
CORONAVÍRUS NO MS
MS tem 14 novos casos confirmados de Covid-19, Fátima do Sul tem todos suspeitos descartados
CUSTEIO DE SAÚDE
Fátima do Sul recebe R$ 810 mil de emenda parlamentar para custeio de saúde
SITE AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa disponibiliza site para cadastrar e tentar receber o auxílio emergencial quando disponivel
PRIORIDADE
Cestas alimentares aos indígenas de MS continuam sendo entregues pelo Governo do Estado
VACINA H1N1
Saúde distribui mais de 300 mil vacinas para municípios, Veja quando começa vacinação na sua cidade
OLHA QUE ESTÁ CHEGANDO
Frente fria avança sobre o Estado e Defesa Civil alerta para temporal com ventos fortes
CORONAVÍRUS NO MS
Coronavírus: 12 municípios de MS recebem cloroquina para tratamento de casos mais graves
CORONAVÍRUS NO MS
Secretaria de Saúde confirma segundo óbito por coronavírus em MS
FÁTIMA DO SUL - CORONAVÍRUS???
População 'patrola' isolamento e comércio está sob risco de novo fechamento em Fatima do Sul