Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ALERTA NA SAUDE II

Depois de morte de menino com dengue, Sesau diz que faltam vagas e pais se desesperam

Com hospitais cheios, Sesau estuda ampliar número de leitos em unidades de saúde

26 Fev 2019 - 12h32Por Midiamax

morte de um menino de cinco anos por dengue hemorrágica deixou os pais ainda mais preocupados em Campo Grande. Luis Gustavo Fejes e Laís Fejes já estão desesperados com o estado de saúde de Carolinny, de 10 anos. A menina está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e a contagem das plaquetas baixou de 155 mil para 27 mil. Os pais aguardam transferência para hospital, mas Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) aponta que faltam vagas.

Laís conta que a filha está internada desde a segunda-feira (26), mas que os sintomas da doença surgiram ainda na quinta-feira passada (21). Segundo a mãe, Carolinny precisa de uma vaga em hospital com urgência, já que o quadro pode evoluir para dengue hemorrágica.

A mãe cita que a cidade já está vivendo um surto e ficou ainda mais preocupada depois da morte de um menino de cinco anos por dengue hemorrágica. No caso de Sidney, o menino sofreu paradas cardíacas após dar entrada no hospital. “Não tem previsão de transferência, só falam para aguardar porque não tem vaga. Eu estou desesperada”, lamenta.

Laís conta que a filha começou a apresentar sintomas de dengue na semana passada, quando teve febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas na pele. Desde então, a menina passa por exames diários, mas a situação chamou ainda mais a atenção nesta segunda-feira (26), quando as plaquetas baixaram de 155 mil para 27 mil.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informa que a menina está recebendo a assistência médica necessária na UPA. A transferência de Carolinny para um hospital é solicitada pela Sesau insistentemente e o caso é tratado como prioridade, entretanto, faltam vagas nos hospitais da Capital. “A solicitação não é atendida por conta da grande demanda nas unidades hospitalares”, explica.

A Secretaria ainda informa que estuda ampliar a oferta de leitos em unidades da própria rede municipal para acolher pacientes com dengue. Assim, a população pode receber hidratação e acompanhamento médico.

Para os pais preocupados com o aumento no registro de casos de dengue em Campo Grande, a orientação é de que os responsáveis utilizem repelentes nas crianças e evitem o contato com o Aedes Aegypti, com o uso de camisetas de manga longa e calças. “A prevenção também é essencial, eliminando os criadouros do Aedes que estiverem no ambiente residencial”.

Os sintomas de dengue em crianças são os mesmos que os apresentados em adultos, mas o cuidado deve ser redobrado. “Caso apresente algum sintoma, procurar a unidade de pronto atendimento (UPA ou CRS) mais próxima da residência”, orienta a Sesau.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
HOSPITAL DA VIDA - Jovem foi transferido para o Hospital da Vida mas não resistiu aos ferimentos - Crédito: Arquivo/Dourados News NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociais DESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
FOTO: ASSESSORIA INAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls