Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Depilação com lâmina

Depilação com lâmina: como evitar pelos encravados e reações alérgicas

Após o uso, a lâmina deve ser higienizada com água fria corrente e álcool 70% anti-séptico

9 Abr 2014 - 07h00

Prática, rápida e acessível a lâmina é um sucesso entre as mulheres. Os homens também são fãs na hora de fazer a barba. Camila Santos Bueno, médica dermatologista de São Paulo, explica os cuidados que garantem uma pele lisinha e sem as já conhecidas reações adversas que este método de extração de pelos pode desencadear.

A Lâmina ideal
1. Modelo -
É preciso escolher a ferramenta adequada. “Preste atenção no formato da lâmina e respeite as recomendações do fabricante. Versões desenvolvidas especialmente para o público masculino tendem a agredir a pele feminina. O contrário também é verdadeiro: a lâmina feminina, em geral, não dá conta de extrair os pelos masculinos. O atrito causado pelo maior número de tentativas de extração pode machucar a cútis”, ressalta a médica.

2. Higienização - Após o uso, a lâmina deve ser higienizada com água fria corrente e álcool 70% anti-séptico. Mantenha-a em local fresco e arejado.

3. Durabilidade - A vida útil é relativa. Influenciam nesse quesito a frequência de uso e a espessura dos pelos removidos. A lâmina sem corte pode lesionar a pele e desencadear infecções. Ao menor sinal de desgaste, não hesite. Dispense-a e coloque em uso uma nova.

Abra os poros. “Facilitar a saída dos pelos se dá, sobretudo, através da abertura dos poros. Para tanto, na véspera esfolie suavemente, durante o banho, a região a ser depilada com bucha vegetal. Na hora da remoção dos pelos a água morna e o vapor também são aliados”, entrega a especialista. Por fim, aposte em sabonetes com poder hidratantes que amolecem os pelos. Há produtos específicos para essa função no mercado – mas os sabonetes com ativos emolientes em geral dão conta do recado.

Corte. “Popularmente conhecida como pelo encravado, a foliculite também pode pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Porém a que mais comumente acomete homens e mulheres é a chamada foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora da depilação”, explica a dermatologista. O corte deve ser feito no sentido contrário de crescimento dos pelos. Pressionar demais o aparelho contra a pele pode causar arranhões e cortes. Lembre-se: é o aparelho que faz o trabalho por você. Mantenha as lâminas paralelas à pele e pressione suavemente. Problemas para remover pelos mais curtos, por exemplo, sinalizam que talvez esteja na hora de você trocar o seu aparelho.

Hidratação na medida. A hidratação é fundamental no processo de renovação da pele; dessa forma também facilita a remoção dos pelos. A especialista ressalta: “Após a depilação evite aplicar hidratante na pele uma vez que as chances de entupir os poros e encravar os pelos são grandes. Do mesmo modo é importante escolher um produto que atendas as necessidades do seu organismo: para a pele produtos à base de gel hidratam sem pesar; já para pele seca pede texturas mais cremosas. Na dúvida, converse com seu dermatologista”.

Deixe a pele respirar. O uso diário e contínuo de roupas muito justas podem impedir a saída do pelo. Alterne o uso com peças mais larguinhas que permitam que a pele respire. Se possível, privilegie algodão ao invés de tecidos sintéticos.

Na hora de fazer a barba
Fazer a barba é tarefa diária para a maioria dos homens. A eles, Rita de Cássia, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense, salienta alguns cuidados específicos.

1. A lâmina deve ser passada no sentido do crescimento dos pelos. Essa manobra ao contrário faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo encravamento dos mesmos.

2. A espuma de barbear garante um barbear mais confortável e menos agressivo a pele. Além disso, esfolie a pele pelo menos uma vez por semana com cosméticos específicos; dê preferência para bases cremosas e com microesferas de polietileno, pois agridem menos a pele. Os movimentos circulares são suaves e não podem deixar a pele vermelha.

3. Lave a lâmina de barbear após cada remoção; o acúmulo de pelos diminui a eficácia do aparelho.

4. Loções pós-barba são aliadas para acalmar a cútis. As versões sem álcool são mais eficazes nesse sentido. Fique de olho no rótulo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon