Amazonas volta à fase laranja após explosão de novos casos de Covid-19. — Foto: Divulgação
Pesquisa Datafolha publicada neste domingo (16) pelo jornal "Folha de S.Paulo" revela que o Norte e o Centro-Oeste foram as regiões do país que tiveram mais reinfecções por Covid-19: 14% das pessoas contaminadas dizem ter contraído a doença duas vezes. Em outras regiões, essa parcela alcança no máximo 9%.
A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ante à pergunta: "quantas vezes você pegou o coronavírus?" responderam "duas vezes" 14% no Norte/ Centro-Oeste, 9% no Sudeste, 8% no Nordeste e 6% no Sul. Responderam "uma vez" 85% no Norte/Centro-Oeste, 90% no Sudeste, 91% no Nordeste e 93% no Sul.
O Datafolha explica que a pesquisa não separa as regiões Norte e Centro-Oeste porque não haveria um número suficiente de entrevistas para uma análise segura.
Segundo o Datafolha, Norte e Centro-Oeste registram também o maior percentual de pessoas que afirmam ter se infectado, com ou sem a confirmação do teste (41%), diante de 28% no Sudeste e no Nordeste e de 27% no Sul. Têm ainda a maior parcela de pessoas que ficaram doentes e não fizeram o exame (9%).
No sábado (15) a mesma pesquisa apontou que um em cada quatro brasileiros com 16 anos ou mais, diz ter sido diagnosticado com Covid-19 desde o início da pandemia, o que representa cerca de 42 milhões de pessoas infectadas. O número é quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no país. Isso se deve em parte à subnotificação dos dados oficiais.
O detalhamento da pesquisa por região revela ainda que a região Sul tem uma maior rejeição às vacinas contra a Covid: 4% não tomaram a vacina e não pretendem tomar, contra 3% no Norte/Centro-Oeste, 2% no Nordeste e 1% no Sudeste.
Também na região Sul 21% afirmam que as crianças não deveriam ser vacinadas, contra 20% no Centro-Oeste/Norte, 18% no Nordeste e 14% no Sudeste.
De acordo com o Datafolha, o Sul também tem a maior parcela de pessoas que dizem não sentir medo do vírus (22%), que dizem só usar máscara de vez em quando ao sair de casa (17%) e que são contrárias à cobrança da vacinação para entrar em locais fechados, como escritórios, bares, restaurantes e shows (22%).
Leia Também

Doador do Hemosul efetiva doação de medula óssea e salva uma vida

Sertanejo Conrado segue na UTI, confira as últimas informações

Rinite de gato existe?, quais sintomas e o que causa?, a Cia do Bicho te explica tudo, confira

Homem é encontrado morto no meio do mato na saída de Dourados para Caarapó

Foram registradas 132 mortes por Covid nas últimas 24 horas no Brasil

Jacó partiu

Fome no Brasil supera média global e atinge mais as crianças

Governo do Estado entrega mais de 14 mil cobertores para Campo Grande que promete entrega imediata

Frio tá só começando, nova frente fria está prevista para semana que vem, veja a previsão
