Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
CONFINAMENTO

Coronavírus: um mês após alertarem para caos, pesquisadores propõem lockdown em Dourados

Estudo feito a pedido da Defensoria Pública de MS por pesquisadores de universidades aponta ineficiência das ações tomadas até aqui

12 Jul 2020 - 09h41Por Midiamax

Pouco mais de um mês depois de alertarem as autoridades de Saúde de Dourados –a 233 km de Campo Grande– que o município caminhava para se tornar o epicentro da  de coronavírus em Mato Grosso do Sul, um grupo de pesquisadores recomendou a adoção do lockdown severo na cidade a fim de enfrentar a doença.

A sugestão foi apresentada em meio a estudos que apontam que haverá crescimento no número de casos e de óbitos nos próximos 14 dias. A cidade foi, durante quase todo o mês de junho, a primeira em casos de  no Estado e ainda hoje lidera no total de óbitos –são 47 até este sábado (11), com 3.379 infectados e taxa de 1.515,6 casos por 100 mil habitantes.

O estudo foi elaborado a pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, tendo as digitais de pesquisadores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Foram elaborados dois relatórios, um sobre Dourados e outro referente aos 11 municípios daquela microrregião de Saúde.

O estudo foi apresentado na quinta-feira (9). O “Relatório técnico de alerta : análise geocartográfica e procedimentos a serem adotados com urgência para reduzir o número de mortes evitáveis por  na microrregião de saúde de Dourados-MS” apontou que a taxa de morbimortalidade da doença na região chega a 5,21 –soma dos indicadores de morbidade, mortalidade e aumento da taxa de incidência.

O resultado sugeriu o lockdown como forma de conter a doença por 14 dias, aliado a outras ações de enfrentamento e de fiscalização. Para a microrregião, a orientação foi para a adoção de “medidas austeras de restrições de mobilidade e de aglomeração, somadas a todas as demais medidas de prevenção apontadas nos procedimentos básicos indicados pelas autoridades sanitárias” para reduzir a propagação do coronavírus.

Conforme o estudo, além do fechamento total em Dourados, foram recomendados apenas deslocamentos essenciais em Jateí e Maracaju, restrições de mobilidade em Rio Brilhante, Laguna Carapã e Douradina, e restrições para aglomerações em Vicentina, Deodápolis, Fátima do Sul, Itaporã, Caarapó e Glória de Dourados.

“Construímos os níveis de alerta para orientar a tomada de decisão dos gestores com o objetivo de adotar medidas e procedimentos básicos de prevenção de agravos à saúde, colapso do SUS e sua rede complementar e redução de mortes evitáveis”, explicou Adeir Archanjo da Mota, doutor em Geografia e professor UFGD, líder do Grupo de Pesquisa Saúde, Espaço e Fronteiras.

Prefeitura foi alertada sobre situação do coronavírus em Dourados no início de junho

O pesquisador reforça que, em 5 de junho, minuta do alerta foi enviada ao gerente do NEA (Núcleo Emergencial de Assistência) do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Dourados.

“Embora o alerta indicasse que Dourados se tornaria o epicentro da doença podendo acarretar danos à saúde da população, perdas de vidas e colapso no sistema de saúde, a minuta parece não ter sido considerada para efeito de planejamento de medidas e ações coordenadas para prevenção da doença e redução dos impactos da  na macrorregião”, enfatizou Mota.

Conforme o estudo, a curva de contaminação na cidade prova que as medidas adotadas até aqui são modestas e sem resultados proporcionais para a contenção da doença. A interação espacial dos municípios do entorno com Dourados ajuda a agravar a situação de contenção do coronavírus na região.

Mota salienta que, com essa situação, centrar esforços em Dourados pode ser insuficiente: a recomendação é de ações multi-institucionais entre os municípios para políticas comuns de ação, que incluam barreiras sanitárias. Outro ponto focado na gestão douradense é a adoção de políticas de comunicação e educação para orientar sobre a prevenção à doença e necessidade de se respeitar decretos de restrição e mobilidade e pró-isolamento social.

Neste sentido, o estudo reforça que apenas localidades que apostaram no isolamento tiveram êxito em conter a , especialmente aqueles que, na disparada de casos, declararam o lockdown.

“No curto prazo, compreendemos que a medida de lockdown pode soar como uma medida impactante para alguns. A medida recomendada tende a preservar vidas, o sistema de saúde, bem como refletir positivamente na retomada da economia a médio e longo prazo. Para isso, a medida de lockdown quando tomada, deve ser fiscalizada e respeitada para que também proteja a economia”, esclareceu Mota.

Momento para adoção de medidas tênues já passou, afirma pesquisadora

Fernanda Vasques Ferreira, doutora em Comunicação pela UnB (Universidade de Brasília) perdeu o momento apropriado para a adoção de medidas tênues, quando a situação estava mais controlada. Agora, para ela, é momento de ações extremas.

“Embora algumas pessoas tenham visão imediatista e não consigam compreender, o fechamento total também poderá resguardar a economia e propiciar uma retomada do setor produtivo com mais segurança evitando o abre e fecha”, ponderou a pesquisadora.

Conforme o relatório técnico, elaborado em 24 de junho, ainda não existe uma previsão para se atingir o platô da curva em Dourados (isto é, o momento no qual o total de casos diários deixará de crescer e se estabilizará). Ao contrário: a curva de predição indica crescimento, com as estimativas estando abaixo dos números reais.

Desta forma, a recomendação é de reforço das medidas sanitárias em vigor e da testagem da população para melhor direcionar as ações.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho