Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AGEMS ORIENTA PASSAGEIROS

Confira dicas para uma viagem de ônibus mais segura e tranquila, AGEMS orienta passageiros

27 Dez 2021 - 12h52Por Bruna Aquino e Gizele Oliveira

Muitas pessoas ainda estão se programando para viajar no réveillon e é necessário redobrar os cuidados antes e durante a viagem, principalmente se for de ônibus. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), é responsável por editar as normas e fiscalizar a prestação dos serviços pelas empresas de linhas regulares e de fretamento e orienta a todos os passageiros sobre como ter uma viagem segura e tranquila neste fim de ano.

Carlos Alberto Assis

Para o diretor-presidente da Agência de Regulação, Carlos Alberto de Assis, a segurança da população vem em primeiro lugar. “Precisamos tomar todo o cuidado possível, porque estamos falando de vidas. E eu sempre pergunto, quanto vale uma vida? todos nós sabemos que uma vida não tem preço. Nós estamos aqui para regular e fiscalizar, a fim de oferecer o melhor serviço aos nossos cidadãos”, afirma.

Confira dicas para uma viagem de ônibus mais segura e tranquila:

Passagem
Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e só com empresas cadastradas. Para quem escolhe as grandes transportadoras, que têm ponto de saída nos terminais, essa situação não costuma ser problema, mas muitos passageiros optam por viajar de vans e micro-ônibus. Isso pode ser feito, desde que o transportador seja um dos autônomos autorizados pela AGEMS. Essas empresas também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela Agência. Da mesma forma que nas empresas maiores, eles precisam emitir um bilhete, e estar com o cadastro e vistoria do veículo em dia.

Gratuidade
Empresas e transportadores autônomos têm que oferecer as gratuidades garantidas na legislação: Nos ônibus, 2 poltronas grátis para idoso; 2 poltronas grátis para pessoa com deficiência; e 2 poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas. Nos micro-ônibus (incluindo vans), 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para idoso e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência.

Clandestino
Nunca viaje com um transportador clandestino. O passageiro pode pedir ao motorista para verificar os documentos que atestam que ele é um autônomo cadastrado e regularizado. Caso contrário, a viagem não tem qualquer garantia, além de ser um risco para a segurança.

Embarque
Embarcou? Afivele o cinto de segurança. Muitos passageiros não têm no transporte de ônibus o mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio. O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado sobre a poltrona. Além disso, a AGEMS determina que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento.

Trajeto
Nas linhas com distância maior, todos os passageiros devem estar sentados. Se uma empresa vender passagem acima da capacidade e sugerir que o passageiro vá em pé em determinado trecho, não aceite, denuncie. No site da AGEMS, o sistema Pesquisa de Viagem informa todas as empresas que fazem uma determinada linha, com horários e tarifas. Basta escolher a origem e o destino, que o passageiro verá as opções.

Turismo
Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela Agência Reguladora. Neste caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo. Para confirmar se a empresa está regular, basta exigir que o transportador apresente a Licença de Viagem Eventual/Turística, que é emitida por um sistema informatizado da Agência. No site da AGEMS, é possível encontrar a lista completa das empresas de fretamento.

Irregularidades? denuncie!
A Agência Reguladora dispõe de uma Ouvidoria moderna e dinâmica. Para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários em qualquer problema, o passageiro pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 600 0506. Também pode entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@www.agems.ms.gov.br, ou acessar o site da AGEMS e preencher o formulário de reclamação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS