Com foco na melhoria da assistência e na descentralização dos serviços, o Governo de Mato Grosso do Sul intensifica as ações de regionalização da Saúde, aliando novos investimentos, modernização da gestão e ampliação do atendimento hospitalar em todo o Estado. Uma das medidas recentes foi o reajuste de 14% nas emendas parlamentares, isso representa um ganho real de mais de 8% para a Saúde, garantindo mais recursos para hospitais e entidades que atendem a população sul-mato-grossense, já que o aumento das emendas será destinado exclusivamente para o setor.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Junior, o Estado tem atuado para enfrentar os desafios históricos do setor, aprimorando o modelo de gestão e fortalecendo a infraestrutura regional. “O para-choque da saúde é o município. O cidadão procura primeiro o pronto-atendimento, e o Estado está comprometido em dar suporte a essa estrutura, garantindo que o serviço chegue de forma eficiente a quem mais precisa”, destacou.
Entre as entregas, o secretário ressaltou o avanço da rede Hospitalar Regional, como o Hospital Regional de Corumbá já em funcionamento e a nova Policlínica Cone Sul, em Dourados, inaugurada no último dia 27 de outubro, que já atende mais de 400 pessoas por dia.
A previsão é que o Hospital Regional de Dourados seja entregue em pleno funcionamento no dia 20 de dezembro, aniversário da cidade. A rede inclui ainda o Hospital Regional de Três Lagoas e o Hospital José de Simone Netto, em Ponta Porã, que integram o novo modelo de regionalização. Somados a isso, o HR Maria Aparecida Pedrossian passará por um processo de modernização, viabilizado por uma parceria público-privada que implantará uma nova estrutura física e administrativa. O objetivo é aprimorar a gestão hospitalar, ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais qualidade nos serviços prestados à população.
Outro destaque é a implementação da telemedicina e da saúde digital, que vem ampliando o acesso da população e otimizando o trabalho dos profissionais. “A telessaúde já é uma realidade no Mato Grosso do Sul, com pontos de teleconsulta e teleatendimento em várias regiões. Essa tecnologia reduz custos e amplia a capacidade de atendimento”, afirmou Walter.
MS Ativo Municipalismo
Além do reforço na saúde, o secretário também comentou sobre o programa MS Ativo Municipalismo, que prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos para obras e ações em todos os 79 municípios do Estado. Segundo ele, o desafio da Casa Civil é acelerar a execução dos projetos até o final do mandato do governador Eduardo Riedel, garantindo que os investimentos se convertam em benefícios reais à população.
“Mesmo em um cenário de contenção de despesas e cautela fiscal, o Governo mantém sua prioridade: investir nas pessoas. É possível fazer gestão eficiente, sem aumentar impostos e entregando resultados concretos para quem vive em Mato Grosso do Sul”, finalizou o secretário.
Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Fotos: Afranio Pissini
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
ONDA DE CALOR
Calor acima da média começa no sábado, com alerta para Fátima do Sul e 78 municípios
VACINAÇÃO ANIMAL
Cães e gatos: Jateí encerra campanha contra a raiva com Dia D de vacinação neste sábado
Ajude
Família pede ajuda após criança ser internada e aguardar transferência para atendimento especializad
SAUDE
Vicentina reduz em quase 90% casos de chikungunya e em 50% de dengue, mas atenção continua
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fatima do Sul se despede do pioneiro Sitonho, pai da Edineia diretora creche do Centro Educacional
Mais Lidas
POLICIALBrincadeira com arma acabou na morte de adolescente de 16 anos no MS
AjudeFamília pede ajuda após criança ser internada e aguardar transferência para atendimento especializad
LUTO FÁTIMA DO SULFatima do Sul se despede do pioneiro Sitonho, pai da Edineia diretora creche do Centro Educacional
POLICIALAmigas foram torturadas por 5h em julgamento do 'Tribunal do Crime' em MS
VICENTINA

Fotos: Afranio Pissini