Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Com saúde regionalizada, Governo do Estado recebe prefeitos e discute soluções para demandas

8 Ago 2023 - 17h25Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Com atuação voltada a melhorar a regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel se reuniu com os prefeitos de sete municípios da microrregião de Naviraí, para discutir a melhoria do atendimento à população.

Os secretários Maurício Simões (Saúde), Pedro Arlei Caravina (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), a prefeita Rhaiza Matos (Naviraí) e demais prefeitos de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi, participaram do encontro.

"Estamos sempre dispostos a ouvir as demandas e ajudar os municípios, principalmente na área da saúde, que é prioridade. Fazemos o possível para contribuir", disse o governador Eduardo Riedel, que recebeu os prefeitos, secretários e também os deputados estaduais Mara Caseiro, Paulo Corrêa e Pedro Pedrossian Neto.

“A discussão foi baseada no pedido de fortalecimento da nossa microrregião de saúde. Hoje, Naviraí está investindo 35% dos seus recursos na saúde, sendo que o mínimo é 15%. Temos um hospital municipal com gestão plena, e a gente está pleiteando aumento dos recursos para que a gente consiga melhorar nossos serviços para toda a microrregião”, explicou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.

O Hospital Municipal de Naviraí "Antônio Augusto Virote", tem 80 leitos e taxa de ocupação que varia entre 50% e 60%. “Enquanto o Governo faz uma análise técnica, para fazer um aporte emergencial ao município. Nós vamos discutir como melhorar a eficiência do atendimento para a saúde”, explicou a gestora.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, explicou que o planejamento integrado é essencial para que os municípios possam ter melhor efetividade nas ações desenvolvidas na área. “Somos sensíveis as solicitações. O custo da saúde é muito grande, e não é um problema da saúde pública em Mato Grosso do Sul, e sim do mundo. Nós precisamos rever a estratégia de investimento. E também precisa melhorar a atenção básica e o pronto atendimento”.

MS Saúde

A estrutura hospitalar no interior do Estado está sendo usada para atendimento das cirurgias eletivas como parte do Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’, que ajuda a reduzir as filas e leva consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades - oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.

A previsão é de investimentos de R$ 45 milhões em recursos estaduais e R$ 7,9 milhões em recursos federais. A população poderá contar com a oferta de cirurgias eletivas nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, urologia e cirurgia reparadora.

Já os exames diagnósticos vão incluir ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, eletrocardiograma, ecocardiograma transtorácico, ultrassonografia, entre outros.

“Além disso, estamos trabalhando em um projeto que será de regionalização efetiva da saúde, para o futuro do Estado, vamos definir as microrregiões e o que poderá ser feito em cada uma delas”, explicou Simões.

O ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’ realizou na primeira semana de agosto mais de 240 cirurgias de oftalmologia em Mato Grosso do Sul. Com isso, o projeto avança e levou atendimento de qualidade a pacientes de 14 municípios do Estado.

Para o Ano I do Projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas. E mais 34 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

(Redes sociais) DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'
FOTO: JORNAL DA NOVA ACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'