Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 8 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
LINHA DE FRENTE

Com quadro crítico em MS, 40 enfermeiros estão afastados por covid-19 só em Corumbá

Coren sugere remanejar profissionais da Atenção Primária à Saúde para hospitais e viabilizar contratações; falta ocorre em todo o Estado

31 Dez 2020 - 08h38Por Topmidia news

A falta de enfermeiros em Mato Grosso do Sul é preocupante antes mesmo da chegada da pandemia do novo coronavírus. O déficit de profissionais é crítico e ficou pior, já que muitos tiveram que ser afastados em decorrência da infecção. Só em Corumbá, são 40 enfermeiros com covid-19.

Com isso, o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem) recomendou que os secretários de Saúde ajam prontamente diante disso, fazendo contratações emergenciais quando possível e remanejamento de profissionais para as instituições de saúde mais prejudicadas.

Nas duas principais cidades do interior, Dourados e Três Lagoas, a situação também é de crise no quadro de pessoal das unidades de Saúde. Formandos da Enfermagem tiveram a colação de grau antecipada pelas instituições de ensino e estão sendo inscritos e registrados pelo Coren-MS de forma excepcional para que já possam atuar profissionalmente nas regiões.

Mas a preocupação com o município de Corumbá é ainda maior, já que a cidade, que faz fronteira com a Bolívia, sofre desfalque na assistência e não encontra técnicos de enfermagem disponíveis para contratação temporária. Lá são 40 profissionais que infectados com covid-19.

O presidente do Coren-MS, Sebastião Duarte, entrou em contato com alguns secretários de Saúde do interior do estado. A sugestão dada foi remanejar profissionais da Atenção Primária à Saúde para hospitais e viabilizar contratações para reforçar a assistência, assim como fizeram a Santa Casa de Campo Grande e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Vacinação

 Além do déficit quantitativo na Enfermagem para assistência direta aos pacientes, o Coren-MS chama atenção para provável insuficiência desses mesmos profissionais para atuação no programa nacional de vacinação contra a covid-19, quando ele começar.

O Conselho se mobiliza para apurar possível falta de insumos para vacina, como agulhas e seringas, e se há ou haverá oferta de capacitações para a imunização contra a doença em Mato Grosso do Sul. “Considerando que imunizantes de diferentes tipos seguem diferentes processos de aplicação aprendidos pelo profissional da saúde, será necessário capacitar e publicar notas técnicas para orientação”, afirma Sebastião.

A apuração é feita por meio de fiscalização de diagnóstico, cujos resultados serão publicados em breve. “Uma prévia é que os dados não são animadores. Não adianta estipularmos uma data para a vacinação se não treinarmos profissionais, investirmos em recursos humanos e não tivermos os materiais que viabilizam a aplicação da vacina”, adianta o presidente do Coren-MS.

Outra recomendação do conselho para os secretários de Saúde, portanto, é que preparem seus municípios para a vacinação em massa da população priorizando os grupos mais vulneráveis e de risco, e disponibilizem às instituições os materiais e recursos humanos necessários, identificando o quanto antes problemas que possam dificultar o acesso à imunização.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança sistema CarbonControl para gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Márcia Pereira, família informa sobre velório e sepultamento
Óbito foi constatado no HU, onde a criança estava internada: Dourados registrou a quarta morte
Menina de 5 anos morre vítima de dengue em cidade do MS; 3º caso no ano
BOMBEIROS - Imagem: ilustração TRAGÉDIA EM CASA
Mulher morre no hospital após ter corpo queimado enquanto fazia bife na chapa
'Cultura do cuidado': campanha Outubro Rosa tem foco na prevenção e promoção de hábitos saudáveis

Mais Lidas

FOTO: LIVE MS NEWSVICENTINA - ACIDENTE COM VÍTIMA
AGORA: Acidente com vítimas fatais em VICENTINA
VEREADORES ELEITOS EM FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - VEREADORES ELEITOS
Confira os vereadores ELEITOS em Fátima do Sul
Trânsito Violento
Tragédia na rodovia 376: Colisão fatal de Hilux próximo a Vicentina tira a vida de duas pessoas
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Márcia Pereira, família informa sobre velório e sepultamento
FOTOS: O PANTANEIROACIDENTE FATAL
Após atropelar capivara, motorista perde controle, bate em árvore e morre