Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
100 LEITOS

Com 100% de leitos UTI Covid ocupados, Ponta Porã sofre risco de "improvisar atendimento"

Patrick Derzi ainda afirmou que município precisaria improvisar atendimento caso algum paciente com Covid necessite de UTI neste momento. Município fará reunião com associação comercial nesta segunda para avaliar medidas restritivas na cidade.

1 Dez 2020 - 07h37Por G1 MS

Com os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 ocupados no município desde o último sábado (27), a prefeitura de Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, não descartou a possibilidade de precisar "improvisar atendimento" para infectados com a doença que precisem de uma UTI no município.

A afirmação foi dada pelo Secretário de Saúde, Patrick Derzi, nesta segunda-feira (30), em entrevista à TV Morena. Derzi disse que o município enfrenta uma situação preocupante com a lotação dos leitos destinados para Covid-19 e com Dourados, município vizinho, passando pelo mesmo cenário.

"Se algum paciente precisar de um respirador ou leito de UTI, não teria disponível. Teríamos que improvisar, ficando na sala vermelha, intubado... Uma situação bem difícil, com o paciente correndo risco de complicações por não ter o tratamento devido", afirmou.

Derzi apontou ainda que os casos, mesmo que leves, aumentaram bastante no município, nas últimas semanas. "A gente fica preocupado pois a população não parece entender que, mesmo que sejam poucos os pacientes que enfrentam maiores complicações, eles podem lotar os hospitais. Logo não teremos para onde correr, nesse ritmo de infecções", alertou o secretário.

Nesta segunda, o comitê de combate ao Covid de Ponta Porã irá se reunir com o comércio para avaliar medidas mais restritivas no município. "A prefeitura sempre foi parceira dos comerciantes, não houve lockdown em momento algum da pandemia, mas o que percebemos é que está havendo exageros, com desrespeito a horários de fechar bares e restaurantes, além da população estar realizando muitas festas clandestinas", disse Derzi.

De acordo com o secretário de saúde de Ponta Porã, a intenção não é de fechar a cidade ainda, mas isso dependerá da população. "Não queremos prejudicar o comércio ou a geração de renda da cidade, mas se as pessoas não colaborarem e os irresponsáveis continuarem fazendo aglomerações desnecessárias, teremos que tomar medidas restritivas para frear o avanço da doença no município", finalizou.

O discurso mantém o tom de gravidade do prefeito Hélio Peluffo, que postou no sábado, um apelo para a população da cidade obedecer as regras de distanciamento social e evitar aglomerações. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda, Ponta Porã tinha registrado 1.577 casos, com 42 óbitos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação