Essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave de covid, os medicamentos que compõem o kit intubação estão com estoque baixo e podem acabar dentro de 15 dias em Mato Grosso do Sul, segundo informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.
“Aqui estamos com falta. Segundo os estoques dos hospitais levantados [pela SES], dá para no máximo de 15 a 20 dias”, informou Resende.
Conforme o secretário, MS e demais estados da federação alertaram o Ministério da Saúde sobre a situação. “O governo federal fez a requisição administrativa dos estoques das indústrias nacionais e está fazendo tratativas”, explicou.
O kit intubação é composto por medicamentos para anestesia, sedação e relaxamento muscular.
Alerta
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde já vem alertando o governo federal sobre a situação há semanas. Conforme a entidade, pelo menos dez estados do país estão com falta de onze medicamentos do kit intubação e o estoque de bloqueadores musculares é crítico em todo o país.
O Ministério da Saúde informou que fez, na quarta-feira (17), uma requisição administrativa de 665.507 medicamentos para intubação para um período de 15 dias.
Na quinta-feira, houve reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com representantes do setor privado e Associação Médica Brasileira em que foi garantido que os insumos cheguem aos hospitais sem prejuízo para a eficácia, a qualidade e as segurança dos medicamentos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após fim das restrições, média de mortes por coronavírus salta de 30,3 para 56,3 ao dia em MS

Moradores estão assustados com animais peçonhentos de casas abandonadas em Fátima do Sul

LIVE: Secretária fala sobre variante P2 confirmada e alerta população em Fátima do Sul

ALERTA: Novas variantes P1 e P2 em circulação no MS tem maiores índices de contaminação

Cidade modelo que vacinou 64% da população vê casos de covid-19 caírem 78%.

Confira as 06 dicas para perder gordura abdominal mais rápido

TRAGÉDIA: Irmãos são enterrados juntos após mortes por Covid

Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta segunda-feira em Mato Grosso do Sul

Estado instala dez leitos de UTI'S no Hospital da Vida, em Dourados
