Essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave de covid, os medicamentos que compõem o kit intubação estão com estoque baixo e podem acabar dentro de 15 dias em Mato Grosso do Sul, segundo informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.
“Aqui estamos com falta. Segundo os estoques dos hospitais levantados [pela SES], dá para no máximo de 15 a 20 dias”, informou Resende.
Conforme o secretário, MS e demais estados da federação alertaram o Ministério da Saúde sobre a situação. “O governo federal fez a requisição administrativa dos estoques das indústrias nacionais e está fazendo tratativas”, explicou.
O kit intubação é composto por medicamentos para anestesia, sedação e relaxamento muscular.
Alerta
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde já vem alertando o governo federal sobre a situação há semanas. Conforme a entidade, pelo menos dez estados do país estão com falta de onze medicamentos do kit intubação e o estoque de bloqueadores musculares é crítico em todo o país.
O Ministério da Saúde informou que fez, na quarta-feira (17), uma requisição administrativa de 665.507 medicamentos para intubação para um período de 15 dias.
Na quinta-feira, houve reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com representantes do setor privado e Associação Médica Brasileira em que foi garantido que os insumos cheguem aos hospitais sem prejuízo para a eficácia, a qualidade e as segurança dos medicamentos.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
MEIO AMBIENTE
Seca na Amazônia atingiu 38% das áreas habitadas no último El Niño
Empresário de 75 anos morre e três ficam feridos em acidente
ACIDENTE FATAL
Motociclista morre após ser prensada entre caminhão e carro em MS
TRAGICO ACIDENTE
Motociclista morre durante acidente grave no MS (vídeo)
TRAGICO ACIDENTE
Caminhão cai da Serra de Maracaju e deixa uma pessoa morta
Mais Lidas
Bodas de RubiCida e Ademar celebram 45 anos de uma história de amor, união e companheirismo
CRIMEFunileiro é assassinado após desentendimento por serviço
LEILÃOSantander promove Leilão com mais de 200 imóveis no país, com opção de financiamento de até 35 anos
OS AMORES DO REIRoberto Carlos teve três casamentos, paixões secretas e perdas em seus 80 anos
Policial

19035451_MEDICAMENT