Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
PICADA DE ESCORPIAO

Menina que ficou em coma após picada de escorpião volta para a casa

Maria Klara no colo do pai, já na casa de familiares, em Campo Grande, após ter alta do Hospital Regional de Campo Grande —

3 Jan 2020 - 10h33Por G1

Maria Klara, a menina de 6 anos, que após ser picada por um escorpião no dia 24 de dezembro ficou em coma induzido e chegou a ter 80% de chance de morrer, segundo os médicos, voltou para a casa de familiares nesta quinta-feira (2), em Campo Grande. Ela se recuperou totalmente e não apresenta nenhum tipo de sequela.

Inicialmente, a menina vai permanecer alguns dias na casa de uma tia, por conta da localização da residência, mas depois vai para a casa dos seus pais. A única recomendação médica, após a alta, é que ela evite esforço.

A criança deu entrada no Hospital Regional de Campo Grande na véspera de Natal, após ser picada por um escorpião, da espécie Tityus Concluens. Até então não havia registros no país de casos graves provocados pela picada desta espécie.

Segundo Sandro Benites, médico do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) do estado, a garota deu entrada no Regional com um quadro de edema agudo de pulmão e com as fibras do coração também sendo afetadas pelo veneno.

Após exames, os médicos constataram que a criança chegou a ter 80% de chances de morrer e que tinha apenas 30% das funções cardíacas atuando.

Ela apresentou melhora no dia de Natal, quando chegou a respirar sem aparelhos, mas voltou a ser entubada no dia seguinte, ainda com problemas nas funções cardíacas. Mas em razão do tratamento, o quadro de saúde evoluiu positivamente, desde então, possibilitando que ela ficasse com o pulmão 100% limpo e com a volta de todas as funcionalidades do coração, até que ela recebesse a alta nesta quinta-feira.

Alerta

O caso de Maria Klara chamou a atenção da comunidade médica do estado. A garota foi picada por um escorpião da espécie Tityus Concluens. Os especialistas buscam respostas para o que pode ter ocorrido, mas já se sabe que existem registros de morte pela picada desta espécie do animal em outros países da América do Sul.

De acordo com o médico do Civitox, o Brasil pode repetir a situação da Argentina, onde, há pouco tempo, a espécie não havia causado casos graves, mas hoje é a principal responsável por óbitos no país vizinho. Ainda segundo o responsável clínico do Civitox, as ocorrências com Tityus Concluens tem aumentado também no Paraguai e agora chegou a Mato Grosso do Sul.

Segundo a Secretaria de Saúde da capital, neste ano Campo Grande registrou 741 casos de picadas de escorpião, número 25% maior do que em 2018.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho