Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 18 de julho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
BORA VACINAR

Campanha de vacinação contra a Poliomielite segue até esta sexta-feira

12 Jun 2024 - 07h36Por Marcus Moura, Comunicação SES *com colaboração do Ministério da Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até a próxima sexta-feira (14). Os responsáveis que ainda não levaram os menores de 5 anos de idade para tomar as gotinhas que garantem a proteção contra o vírus têm até essa data para comparecer a uma unidade de saúde do seu município.

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal na estratégia de rotina da doença é de 89,14% da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e de 79,85% da VOP (Vacina Oral Poliomielite), números abaixo da meta definida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, a Saúde trabalha continuamente para proteger a população contra doenças imunopreviníveis. “As pessoas pararam de ver crianças doentes e adultos com sequelas, o que deu a sensação de que a doença não existia mais, mesmo sem a vacinação, o que não é verdadeiro. Somente a vacinação contínua mantém o vírus erradicado”, explica.

“É muito importante que todos os pais que ainda não levaram suas crianças para tomar as doses iniciais e de reforço procurem uma unidade de saúde o mais breve possível. Em nosso país, não temos casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre da circulação do poliovírus selvagem. Nosso objetivo é garantir que esse cenário se mantenha”, ressalta.

Desde 2016, os índices vacinais do país registram queda, o que fez com que o Brasil entrasse na lista da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) das nações que correm o risco da reintrodução do vírus da pólio.

Dia D

O Dia D de vacinação contra a Poliomielite, realizado no sábado (8), registrou baixa adesão em Mato Grosso do Sul. Apenas 12.542 doses dos imunizantes VOP (Vacina Oral Poliomielite) e VIP (Vacina Inativada Poliomielite) foram aplicadas no Estado.

Ao todo, tanto na vacinação de rotina, quanto na campanha do Ministério, o público-alvo no Estado compreende 205.080 crianças. Destas, 40.300 são menores de 1 ano e 164.780 têm entre 1 e 4 anos de idade.

Dúvidas frequentes sobre a vacina

Quem deve tomar a vacina?
A vacina contra a poliomielite está prevista no calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações) para todas as crianças menores de 5 anos. O esquema vacinal é de três doses da VIP aos dois, quatro e seis meses de idade, e dois reforços da VOP aos 15 meses e aos 4 anos.

Mesmo quem já tomou todas as vacinas deve se vacinar de novo?
Sim. Mesmo as crianças com o esquema inicial e com as doses de reforço completos devem receber a vacina na campanha sazonal. Elas receberão uma dose da VOP (da gotinha). Crianças que não tiverem completado o esquema vacinal receberão o imunizante injetável para concluí-lo.

A criança somente estará protegida com o esquema completo?
Sim. Ela estará protegida contra a poliomielite somente quando completar o esquema de três doses da VIP, chamado esquema primário. As duas doses de reforço garantem o prolongamento dessa proteção, assim como as doses das campanhas sazonais.

Por que a necessidade desse reforço agora?
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece anualmente nesta época do ano desde a década de 1980. Ela não deve ser considerada excepcional, mas uma forma de reforçar a importância de mantermos a cobertura vacinal de 95% das crianças menores de cinco anos em todo o país, para evitar o risco de novos surtos da doença por aqui.

Marcus Moura, Comunicação SES
*com colaboração do Ministério da Saúde
Foto: Arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Esportes
Vem aí o passeio ciclístico de 35K e corrida de 5K no Floresta Clube de Campo no dia 7 de Setembro
Fotos: Dhione Tito / Fátima News FÁTIMA DO SUL - FOTOS CORRIDA DO FOGO
Veja as 11 galerias de FOTOS da 3ª Corrida do Fogo na Orla em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Cleonice da Costa, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Regina Maria Bezerra, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Joana Santos, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Mais Lidas

Fotos: Dhione Tito / Fátima NewsFÁTIMA DO SUL - FOTOS CORRIDA DO FOGO
Veja as 11 galerias de FOTOS da 3ª Corrida do Fogo na Orla em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Cleonice da Costa, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Regina Maria Bezerra, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS desta quarta e quinta do Jorge Mercado Atacarejo em Fátima do Sul
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"