Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
dourados

Bebê morre antes do parto e família acusa Hospital Universitário de negligência

Família diz que gestante foi até o hospital diversas vezes nos últimos dias

16 Out 2013 - 16h00Por 94 Fm

No início da manhã de ontem (15), às 05h40, um bebê do sexo feminino nasceu morto no HU (Hospital Universitário) de Dourados. A família alega que o óbito é resultado de negligência do HU, que por diversas vezes negou atendimento à gestante e a mandou de volta para casa. O casal tem uma outra filha, de três, que a todo momento durante o velório perguntava se a irmã iria acordar.

A mãe da vítima, a dona de casa Josiele Lucas, 20 anos, diz que desde o dia 08 foi até o hospital pelo menos sete vezes, reclamando de dores e alegando estar em trabalho de parto. Contudo, os médicos reiteradas vezes disseram que ainda não era o momento do bebê nascer e a mandavam de volta.

Já o pai da criança, o caseiro Geigue Alves da Silva, 21 anos, diz que na madrugada de ontem a esposa teve dores mais intensas e então ele mais uma vez acionou o Samu, que rapidamente atendeu a ocorrência e a levou para o hospital. Chegando ao local a gestante foi logo encaminhada para a sala de parto, mas segundo o pai, a criança já nasceu morta, estava muito roxa e havia defecado dentro da bolsa, em um processo conhecimento como ‘mecônio’, que caracteriza sofrimento fetal antes da morte.

Josiele diz que assim que entrou na sala de parto e o marido permaneceu na recepção, os enfermeiros começaram a ofendê-la, dizendo: “Para de se mexer, se você cair no chão vai ficar no chão”, disse.

Ainda de acordo com o pai, o ideal é que o parto tivesse sido realizado assim que os primeiros sintomas surgiram, na terça-feira passada. “Durante o pré-natal foi tudo bem, não apresentou nenhum problema. Esse povo não tem coração, um dia a mais para uma criança dentro da barriga da mãe é muito tempo. É muita falta de responsabilidade”, lamentou.

Em nota, o Hospital Universitário rebate as acusações, leia:

Segundo informações do setor de Obstetrícia do HU/UFGD, em todas as consultas anteriores à data do parto, a paciente foi examinada e não encontrava-se em trabalho de parto. Nestas avaliações, segundo a direção do setor, não havia intercorrências e estava tudo bem com a mãe e o bebê.

A paciente somente entrou em trabalho efetivo de parto na manhã de ontem (15), quando foi constatado o óbito fetal ANTES DO PARTO, situação em que a mãe e família foram informadas. A paciente foi encaminhada para o parto normal, situação usual em caso de natimortos.

Vale lembrar que o Hospital possui uma comissão de morte fetal e neonatal, que investiga todos os casos e que inclusive já foi acionada para investigar este atendimento. Sobre a data provável do parto (que, segundo o pai, deveria ser em 12 de outubro), a direção do setor explica que os médicos trabalham com previsão de datas, mas o parto pode ocorrer normalmente e sem riscos antes ou depois desta data.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados