Menu
SADER_FULL
quarta, 2 de dezembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SITIOCA ALVORADA
VACINA COVID 19

Autoridades de MS defendem vacina chinesa mesmo com recuo de Bolsonaro

Ministro da Saúde garantiu a governadores a compra de doses da vacina contra a covid-19, mas retrocedeu após declarações do presidente

21 Out 2020 - 13h43Por Topmidia news

O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta quarta-feira (21), que não deseja ‘guerra’ entre os governos para adquirir a vacina contra o coronavírus e que tem esperança que o governo federal mantenha o compromisso feito ontem (20), em videoconferência, com os 27 governadores. 

“Ele [ministro Eduardo Pazuello] deixou claro, ontem, que o ministério ia fazer a aquisição da vacina e esperamos que essa posição seja mantida, pois nós não podemos quebrar em hipótese nenhuma o SUS, que é um sistema de saúde que eu sou aguerrido”, disse o secretário estadual de Saúde, com esperança de que haja mudança de posicionamento do governo federal. 

A declaração de Resende foi feita depois de o país acordar com a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro se recusa a comprar a vacina. Hoje o Ministério da Saúde também retrocedeu do anunciado e decidiu não adquirir mais as vacinas chinesas. A briga também envolve o governador de São Paulo, João Dória, que estava a frente das negociações. 

O banho de água fria caiu arrepiando alguns membros da classe política. Para o secretário estadual, é imprescindível acabar com “a guerra entre estados pela vacina”. Ele quer que as vacinas sejam compradas e distribuídas, independente de serem chinesas, americanas ou de outro laboratório. 

Ainda ontem (20), o governador Reinaldo Azambuja comemorou a decisão da pasta de adquirir 46 milhões de doses da vacina CoronaVac da China. Hoje, ele não se pronunciou.

O silêncio da classe política de Mato Grosso do Sul ainda permanece. Até o momento, o único a se posicionar oficialmente foi o deputado federal Fábio Trad (PSD).

“Se a vacina não for “aliada política” de Bolsonaro, nada vale a vida dos brasileiros. A vacina tem que ser de extrema direita, militarista, do centrão e, se possível, contra a tal da cristofobia (seja lá o que isto significa !!!). Enquanto isso, 155 mil brasileiros sepultados”, disse Trad.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VACINA COVID 19
Vacinação contra a Covid-19: veja o que se sabe sobre o plano do Brasil e outros países
AUMENTO DE CASOS
Mortes por Covid tiveram queda menor em novembro do que em outubro, indicam secretarias de Saúde
AGENCIAS FECHADAS
Casos de coronavírus fecham três agências bancárias em Dourados
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Sem restrição de mobilidade, casos de Covid disparam e Riedel pede consciência coletiva
DOURADOS - COVID-19
Perto do colapso, região de Dourados tem 1 UTI para cada 50 mil pessoas
BRASIL - 173.229 MORTES
Casos e mortes por coronavírus no Brasil: 1° de dezembro, segundo consórcio de veículos de imprensa
100 LEITOS
Com 100% de leitos UTI Covid ocupados, Ponta Porã sofre risco de "improvisar atendimento"
AIDS
No Dia Mundial da Luta Contra a Aids, SES destaca importância da conscientização e prevenção
CORONAVÍRUS NO MS
Secretaria de Estado de Saúde articula ampliação de 60 leitos de UTIs em Mato Grosso do Sul
COVID-19 DISPAROU
Brasil precisa levar o aumento de casos de Covid-19 a sério, alerta OMS